Manual de uso da marca do governo federal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Uso da Marca do Governo Federal
SECOM / P R – Novembro de 2011

Manual de Uso da Marca do Governo Federal

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 1.18

Introdução Logomarca do Governo Federal Proporções e medições Zona de exclusão Reduções mínimas Variantes de cor Cores da logomarca Aplicação sobre fundos Aplicação sobre fundos instáveisVersões monocromáticas Usos indevidos Tipogra a Assinatura conjunta horizontal Assinatura conjunta vertical Disposição das assinaturas Assinatura conjunta - fonte alternativa Assinatura em línguas estrangeiras Assinatura eletrônica

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 16 17 18 19 20 21

Manual de Uso da Marca do Governo Federal

Novembro de 2011

1.1

Introdução

3

A nova marca do GovernoFederal é, intencionalmente, uma evolução gráfica da marca do Governo anterior, com o intuito claro de traduzir o conceito de continuidade com mudança. As evoluções buscam representar a nova fase do Governo e do País. Do ponto de vista comunicacional, houve, também, a intenção de se usufruir do recall de “símbolo do Governo Federal”, já introjetado pela população a partir do uso massivo da antigamarca, durante os oito anos do Governo passado. Dessa forma, a tipografia agora utilizada reforça as características de estabilidade, força e segurança, típicas de tipologia extremamente bold e sem serifas, como a que vinha sendo usada. A nova construção busca, no entanto, ser mais equilibrada e transparente, com desenho mais contemporâneo, cuja elegância se expressa, em especial, por meio de quinasarredondadas. Os elementos da Bandeira voltam a se aproximar da forma histórica e oficial, resgatando, assim, junto com as cores, a nossa “identidade Brasil”, marca que cada vez traz mais orgulho aos brasileiros, aqui e no mundo. Ao se valorizar, sobremaneira, o verde e o amarelo, houve a intenção prioritária de ressaltar as “cores nacionais”. Ao mesmo tempo, a prevalência do verde na palavra BRASIL éuma forma de enfatizar o compromisso de defesa ambiental do Governo. É a marca que, enfim, passa da forma intencionalmente naif, com forte inspiração na criatividade popular, para a linguagem mais sóbria e contemporânea. O slogan “P A Í S RI CO É P AÍ S S EM POBR EZA ” busca tanto fixar a prioridade do Governo – a luta pela erradicação da pobreza extrema – como alertar e mobilizar a sociedade e,igualmente, o poder público para essa tarefa. A conjugação da sobriedade da marca com a ousadia do slogan sintetiza a disposição do Governo de encarar de forma corajosa e realista a tarefa gigantesca de acabar com a miséria no País. A obrigatoriedade do uso da marca do Governo Federal nas ações patrocinadas por órgãos e entidades vinculados ao Poder Executivo Federal está disciplinada na InstruçãoNormativa nº 02, de 16 de dezembro de 2009.
Manual de Uso da Marca do Governo Federal Novembro de 2011

1.2

Logomarca do Governo Federal

4

A marca deve ser preservada e apresentada em conformidade com o padrão e normas deste manual. Deve-se dar preferência às versões eletrônicas da logomarca, disponíveis na internet.

Manual de Uso da Marca do Governo Federal Federal

Novembro de2011

1.3

Proporções e medições

5

Os dois elementos da logomarca do Governo Federal são dispostos em proporção xa de design. A grade mostrada fornece a proporção adequada ao layout do logotipo.

O padrão de medição constante derivado do logotipo é “x”. “X” é utilizado para a medição de todas as aplicações neste manual. x = altura da tipologia que compõe a palavra “BRASIL”.

xManual de Uso da Marca do Governo Federal

Novembro de 2011

1.4

Zona de exclusão

6

Deve-se manter zona de exclusão sistemática em torno da logomarca do Governo Federal. Esse espaço representa a distância mínima entre o logotipo e qualquer outro elemento de design ou texto. A distância mínima deve ser respeitada conforme diagrama ao lado. Entretanto, para obter melhores resultados,...
tracking img