Manual de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO MANUAL DO ALUNO

2 1 INTRODUÇÃO Art. 10 -“O Trabalho de Curso é componente curricular obrigatório, desenvolvido individualmente, com conteúdo a ser fixado pelas Instituições de Educação Superior em função de Projetos Pedagógicos.” A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Dispõe seu art.34, nos diversos incisos em que se desdobra ser finalidade da educação superior, dentre outras, “estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”; “incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem edo meio em que vive”. Com essas orientações legais e em conformidade com a opção pedagógica adotada pela FAZAG, os Cursos de graduação também têm inserido em seus currículos a obrigatoriedade de elaboração individual de um artigo como Trabalho de Conclusão de Curso, cabendo ao aluno, com total liberdade, escolher o tema a ser desenvolvido e o orientador do seu trabalho, devendo ser vinculado áinstituição. Este Manual ajuda o aluno a pesquisar e facilita o acesso à informação acadêmica. É um complemento indispensável aos livros de metodologia da pesquisa. Objetiva, portanto, [...] amenizar a tarefa do pesquisador principalmente, instrumentalizando-o de modo que, desde os primeiros passos da sua jornada pelo mundo da investigação acadêmica, até a redação do seu trabalho final, atue de formaracional e sistemática [...]. Com ele alcança-se a normalização do trabalho acadêmico entendida como o conjunto de procedimentos padronizadosque se aplicam à elaboração de documentos técnicos e científicos, de modo a induzir e retratar a organização do seu conteúdo. A FAZAG tem como um de seus propósitos despertar o aluno para a importância da pesquisa científica na graduação, para que a formaçãodo aluno e futuro profissional possa estar calçada nos princípios da atualização e constante aperfeiçoamento no exercício de sua profissão. Este trabalho vem, portanto, contemplar o objetivo de estimular o aluno ao aprofundamento em temas específicos mediante a orientação de um professor que possa direcionar seus estudos de modo mais sistemático, reforçando ainda a importância da Metodologia doTrabalho Científico.

3 As normas deste manual estão baseadas na Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, cabendo ao orientador a incumbência de selecionar o método (revisão bibliográfica, pesquisa de campo, etc.) que será utilizado na pesquisa. Este manual apresenta os elementos que constituem a estrutura de um projeto de pesquisa e de um artigo cientifico, bem como apresenta de formageral as regras de apresentação, o resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 de 2003. Obedece ao ritmo da produção acadêmica, começando pelos elementos pré-textuais, textuais e póstextuais, ilustrados com exemplos. Seguem-se as citações. Quem quer que leia, anota e resume, logo, cita, istoé,menciona no texto uma informação colhida em outra fonte. Na fundamentação teórica,desenvolvem-se as citações pelos dois sistemas autor-data, bem mais moderno, ou numérico, acompanhados ou não de notas. Para a apresentação gráfica, observam-se margens,espacejamento, fonte, paginação. Para colocar tudo em ordem, o mais indicado é anumeração progressiva do documento. Todo esse encadeamento termina comas obrasconsultadas e citadas nas referências, contendo ou não apêndices e anexos, conforme osrequisitos da ABNT.

2 REGRAS DO TRABALHO:

O trabalho deverá ser realizado individualmente, com orientação de um professor vincula à Faculdade Zacarias de Góes, sendo facultativa a co-orientação. O co-orientador poderá ser do corpo docente ou externo, desde que em concordância com o orientador; o...
tracking img