Manual de tcc mecatronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI Cimatec




MANUAL DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC








Salvador
2010

INTRODUÇÃO
O presente Manual de elaboração de Trabalho de Conclusão de cursos – TCC, está baseado nas Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Visa ser um norteador de fácil acesso e entendimento para o corpo discente da graduaçãotecnológica da Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec.
O TCC corresponde a mais uma ferramenta de iniciação dos discentes no campo da pesquisa, buscando ampliar os conhecimentos teóricos acumulados ao longo da graduação. Constitui-se numa ferramenta valiosa para a comunidade acadêmica em termos de conhecimento científico e tecnológico.
O TCC deve apresentar consistência em todo ocorpo do trabalho, coerência de idéias, mantendo um padrão uniforme em todas as fases da sua elaboração. Na sua estrutura, se deve buscar objetividade e clareza, características fundamentais de um trabalho científico.
Este manual contém todas as informações sobre as regras a serem seguidas durante a elaboração do TCC, bem como os procedimentos em situações especiais, atribuições dossupervisores e orientadores, dentre outros. Criado com base no Projeto Pedagógico do Curso e no Regimento dos Cursos Superiores de Tecnologia no Capítulo XII, Art 73 a 75, institui as Normas para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso para todos os cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade.
Este Manual visa orientar quanto às normas e padrões que devem ser utilizados nos trabalhos acadêmicos,no final do curso. Constitui-se em um instrumento de investigação de problemas reais sob o enfoque científico. É, portanto parte integrante dos projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia. Sua elaboração e defesa são obrigatórias para a obtenção do grau de Tecnólogo.




1. OBJETIVOS DO TCC

1.1 OBJETIVO GERAL
Mobilizar as diversas competências desenvolvidas ao longo dopercurso formativo, na construção de uma atividade complexa.


1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Realizar trabalhos de pesquisas científicas/acadêmicas;
• Estabelecer relação entre os conhecimentos adquiridos no percurso formativo e a prática do trabalho na área profissional do curso;
• Contribuir com o enriquecimento d diferentes linhas de pesquisa da Faculdade;
• Compartilhar com acomunidade interna e externa, os resultados obtidos na pesquisa.


1. ETAPAS DA ELABORAÇÃO DO TCC

1. ESCOLHA DO TEMA DO TRABALHO


A escolha do tema do TCC é livre e deve estar de acordo com as linhas de pesquisa do curso.
Na elaboração do TCC deve ser observado:


1. Se na sua elaboração a questão ética foi levada em consideração, tendo em vista que esse é umfator de extrema relevância no trabalho;


2. Se houve fraude na elaboração do trabalho ou utilização indevida do tema de outros (plágios) o que acarretará em reprovação pela banca avaliadora, sem direito a recurso pelo discente.

Da mesma forma, a colaboração imprópria (utilização e terceiros sem a menção de sua participação ou contribuição no trabalho) poderá ser objeto de reprovação.Finalmente, a apropriação de cópias de textos, artigos ou qualquer outro trabalho científico identificada no TCC significarão reprovação do discente.

2. ANTEPROJETO DO TRABALHO


Essa fase compreende um planejamento inicial e a elaboração de uma proposta de desenvolvimento do TCC, que tem por objetivo delimitar e caracterizar a pesquisa em questão. Esse anteprojeto é passível depequenas modificações no decorrer do processo, tendo em vista que após sua elaboração será avaliado pela Comissão de Avaliação. As modificações realizadas no anteprojeto, quando necessárias, deverão ser justificadas pelo Orientador e encaminhadas à Comissão de Avaliação.
O aluno deverá encaminhar o anteprojeto do TCC à Coordenação de Curso, em data estipulada em calendário, conforme formulário...
tracking img