Manual de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO
O desenvolvimento e avanço tecnológico em Diagnóstico por Imagem trouxe grandes avanços na área de neurorradiologia, disponibilizando novas ferramentas diagnósticas em tomografiacomputadorizada e ressonância magnética.
Deve ser feita por exames especiais, porém o exame de neuroimagem de escolha para hidrocefalia é a ressonância magnética (RNM), na qual mostra a anatomia da região detronco cerebral, cerebelo e região cervical, comumente afetada pela hidrocefalia, confirmando diagnóstico, superiores devendo ser realizado em todos os casos de suspeita diagnóstica.
O líquidocefaloraquidiano (líquor) é produzido constantemente, entre as membranas pia-máter e a aracnóide constituindo espaço sub-aracnóideo, que contém o líquor.
É produzido pelo plexo coróide no terceiro equarto ventrículos e nos ventrículos laterais a uma velocidade de cerca de 600ml por dia.
Através dos forames de Magendie e Lusca o líquor atinge a base do cérebro e o espaço sub-aracnóideo espinhal,retornando para as cisternas basilares e deixando o neuroeixo através das granulações aracnóideas localizadas no seio sagital superior.
Se estas vias de drenagem do líquor forem obstruídas em algumponto, o fluído se acumula nos ventrículos do cérebro, causando neles um inchaço - resultando na compressão do tecido ao redor. Em bebês e crianças, o crânio se alargará; o mesmo não ocorre em adultosdevido os ossos estarem completamente formado.
Existem muitas razões pelas quais podem ocorre episódios de hidrocefalia, como tumor cerebral, meningite, prematuridade ou mesmo casos de hidrocefaliacongênita que causam inchaço dos tecidos circundantes, podendo bloquear as vias de drenagem do líquor, estas obstruções pode acarretar no aumento da pressão intracraniana, gerando sintomas comocefaléia, vômitos e alterações do estado mental, além de crises convulsivas, paresias e outros déficits neurológicos focais .
DESENVOLVIMENTO
A ressonância é um exame não invasivo, que não utiliza...
tracking img