Manual de rotinas - enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA DE SAÚDE

MANUAL DE NORMAS DE ROTINA DE SALA PARA A ENFERMAGEM

DOCUMENTO FINAL

1

ÍNDICE – Normas de Rotina de Sala
Norma 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 Processo Almoxarifado Sala de Coleta Consultórios de Ginecologia Consultórios Sala de Curativo Sala de Esterilização Sala do Expurgo Dispensário Sala de Inalação Recepção Sala deProcedimentos Sala de Urgência Sala de Vacinação Página 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

2

NORMAS DE ROTINA DE SALA

Nº 01

DEPARTAMENTO DE SAÚDE/ COORDENADORIA DE ENFERMAGEM. PROCESSO: ALMOXARIFADO Descrição do Processo: É de responsabilidade do profissional da farmácia: 1. Organizar a sala; 2. Realizar limpeza concorrente (com água e sabão nas superfícies e após realizardesinfecção com álcool a 70%) no início de cada plantão; 3. Elaborar o Boletim Estoque de Consumo (BEC), com avaliação do responsável (coordenador), seguindo o cronograma previsto; 4. Receber o BEC, conferindo todos os itens, comunicando imediatamente alguma intercorrência; 5. Armazenar todos os medicamentos e materiais de enfermagem/ odontológico de acordo com as boas práticas de armazenamento (Anexo); 6.Realizar controle rigoroso dos medicamentos psicotrópicos (mantê-los em armário com chave) e manter o livro atualizado semanalmente (Port. 344 de 12 de maio de 1998); 7. Realizar controle de estoque/ validade de medicamentos, materiais de enfermagem e odontológico; 8. Manter o Sistema de Informação de Gerenciamento de Medicamentos e Materiais (Sig2M) atualizado, inclusive com cadastro dos setorespara dispensação; 9. Realizar o pedido eventual encaminhando-o ao almoxarifado da saúde, (quando o estoque chegar em 30%), respeitando sempre os itens que não podem ser zerados; * 10. Abastecer os setores, conforme rotina da Unidade, através de requisição interna; 11. Elaborar, quinzenalmente, grade de medicamentos fitoterápicos e encaminhar ao Distrito; 12. Para pacientes com necessidadesespecificas cadastrá-los em impressos próprios, encaminhar para o Departamento de Saúde, aos cuidados da Coordenadoria da Assistência a Saúde para avaliação e liberação; 13. Logo após o recebimento do BEC separar os materiais/ medicamentos necessários a estes pacientes cadastrados; 14. Realizar controle de entrada e saída de todos os receituários.

* Os pedidos eventuais serão atendidos semanalmente. *Os pedidos urgentes, serão atendidos após as 14:00 horas; no dia solicitação.

3

NORMAS DE ROTINA DE SALA

Nº 02

DEPARTAMENTO DE SAÚDE/ COORDENADORIA DE ENFERMAGEM. PROCESSO: SALA DE COLETA Descrição do Processo: É de responsabilidade do profissional de enfermagem: 1. Organizar a sala de coleta no dia anterior; 2. Realizar limpeza concorrente (com água e sabão nas superfícies e apósrealizar desinfecção com álcool a 70%) no início da coleta; 3. Solicitar ao zelador que realize limpeza concorrente ao término da coleta; 4. Realizar a coleta e recebimento de material conforme norma de procedimento técnico; 5. Encaminhar as caixas após a devolução do laboratório ao Expurgo; 6. Repor material de acordo com a necessidade.

4

NORMAS DE ROTINA DE SALA

Nº 03

DEPARTAMENTO DESAÚDE/ COORDENADORIA DE ENFERMAGEM. PROCESSO: CONSULTÓRIOS DE GINECOLOGIA Descrição do Processo: É de responsabilidade do profissional de enfermagem: 1. Organizar a sala; 2. Realizar limpeza concorrente no início de cada plantão; 3. Solicitar ao zelador que realize diariamente limpeza concorrente e semanalmente limpeza terminal; 4. Lavar e organizar as bandejas em uso, diariamente; 5. Repor as roupasno início do atendimento e encaminhar as sujas ao Expurgo ao final do atendimento; 6. No início do plantão providenciar recipiente próprio com água e sabão para colocação de instrumentais sujos e encaminhar ao Expurgo após o uso; 7. Trocar as almotolias, previamente limpas identificadas e datadas, semanalmente colocando novas soluções. As almotolias devem ser preenchidas 50% do volume; 8....
tracking img