Manual de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

/// agosto 2008

WORKSHOP DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão vinculado à Secretaria de Cultura, tem como missão promover o desenvolvimento das Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Circo e demais manifestações culturais do Estado, por meio do incentivo à produção, pesquisa, formação,gestão, inter­ câmbio e difusão. Uma das principais políticas desta instituição é a seleção pública de projetos através de editais de fomento à cultura. Estes representam uma forma democrática de distribuição dos recursos públicos, diversificando e aumentando o núme­ ro de projetos, produtores e municípios apoiados pelo Go­ verno do Estado. Visando a capacitar agentes culturais, artistas e produ­tores, assim como a informá­los sobre formas e possibilidades existentes de financiamento da cultura, foi criado este manual com orientações básicas para elaboração de projetos. A elaboração de um projeto é essencial tanto para a so­ licitação de apoios e patrocínios a instituições públicas e a empresas, como também para a produção de uma atividade artístico­cultural. O proponente, ou seja, oresponsável pelo projeto, deve ter o cuidado de indicar, sempre de maneira clara e objetiva, que atividade pretender realizar, como, quando e onde ela irá acontecer, quem a desenvolverá e quanto custará. Bom trabalho!

Assessoria de Projetos – FUNCEB assessoria@funceb.ba.gov.br www.funceb.ba.gov.br

2

/// TÓPICOS DE UM PROJETO
Apresentação / Descrição
O que é: Descrição do objeto doprojeto. O objeto pode ser uma ação, uma atividade ou um produto cultural. Como fazer: A apresentação ou descrição é uma síntese do seu projeto. Comece com um histórico do objeto, descre­ va como surgiu a idéia de realizá­lo, qual a sua importância e seus principais objetivos, o número de pessoas envolvi­ das, a qual público ele se destina e, finalmente, em que período e local ocorrerá. Muita atenção: Aapresentação deve ser revisada após finalizados os outros itens do projeto ou então deverá ser o último item a ser escrito. Perguntas norteadoras: • O que é o projeto? • Qual seu objetivo geral? • Quais são os principais envolvidos? •Qual o público­alvo? • Quando e onde será realizado?

Justificativa
O que é: Apresentação das razões para a realização do projeto. Muita atenção: Além deexplicitar as razões pelas quais se tomou a iniciativa de realizar o projeto proposto, é preciso enfatizar quais circunstâncias favorecem a sua execução, o justificam e o diferenciam, e também quais suas con­ tribuições para o desenvolvimento cultural do público ao qual se destina ou da localidade/região na qual se insere. Como fazer: Este é o momento de convencimento da importância do projeto e dacapacidade do proponente em realizá­lo. Cuidado para não se perder em detalhes que não estão diretamente vinculados ao projeto. Lembre­se que o projeto deve ser justificado culturalmente. Dê ênfase a seus principais atributos tais como, criatividade, contempo­ raneidade, tradição, irreverência, popularidade, entre outros. Perguntas norteadoras: • Em que contexto se insere o projeto? • Qual suaimportância neste contexto? • Por que foi pensado e proposto? • Qual seu histórico (se houver)? • Qual seu diferencial? • Qual a experiência do proponente? • Já foram desenvolvidas outras ações para o público­alvo do projeto pelo proponente?

Objetivo
O que é:Indicação dos resultados que se pretende atingir, dos produtos finais a serem elaborados, bem como dos benefícios da ação ou atividade cultural, sepossível a curto, médio e longo prazo. Como fazer: Faça um pequeno parágrafo com o objetivo geral e organize em tópicos os específicos. Os objetivos espe­ cíficos geralmente iniciam com um verbo e devem ser claros e sucintos. Muita atenção: O objetivo geral corresponde ao produto final do projeto. Já os objetivos específicos se configuram como ações que contribuirão para alcance e para...
tracking img