Manual de procedimentos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO

Sindicato é a associação que defende os direitos dos trabalhadores ou das empresas de determinada categoria.

No Brasil o movimento sindical começa a ser formado a partir do século XIX, Canêdo (1988) afirma que o início se deu com o nascimento das primeiras indústrias metalúrgicas e manufatureiras. Entre 1890 e 1935, durante o movimento operário, o sindicalismofoi ganhando força no Brasil, decorrente da vinda dos imigrantes e do aumento do número de operários. Conseqüentemente, essa situação contribuiu com o aumento de estabelecimentos industriais e o desenvolvimento das associações, que em virtude das constantes manifestações dos operários, começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, redução da carga horária e extinção do trabalho infantil.Segundo Rodrigues (1996, p.1), apenas em 1934 com a Carta Federal, que a estrutura sindical foi modificada, garantindo a pluralidade e a completa autonomia dos sindicatos. Segundo ele, até a década de 70, o movimento sindical era inexistente, pois o país era regido pela ditadura militar, o que deixava os sindicatos sujeitos à intervenção do Estado em sua organização, eleição e cassaçãode seus dirigentes.

Foi a Constituição de 1988 que proclamou a ampla liberdade sindical, vedando qualquer interferência do poder público na fundação ou no funcionamento dos sindicatos.

Esta pesquisa é baseada em atividades cotidianas de um Sindicato Patronal, o Secovi - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comercias, Residenciais e Mistosdo Estado de São Paulo, que há um ano inaugurou sua Regional na cidade de Campinas. Portanto, esta pesquisa centrou-se no Secovi Regional Campinas.

A Regional Campinas não possui em sua estrutura, um manual de procedimentos a ser seguido, observa-se que a execução de tarefas e atividades não são bem feitas pelos funcionários, por falta de procedimentos bem definidos, o que temprejudicado as rotinas administrativas e causado desorganização na área administrativa da Regional.

Como padronizar e organizar as tarefas administrativas de forma a melhorar a qualidade do Secovi Regional Campinas?

A hipótese sugerida é a elaboração de um Manual de Normas e Procedimentos para a organização e padronização das atividades a serem realizadas.

O objetivo destetrabalho é apresentar um Manual de Normas e Procedimentos para organizar o sistema administrativo do Sindicato, otimizando o tempo de realização das tarefas e conseqüentemente eliminar o desconforto causado entre os funcionários decorrente da desorganização.

A ausência de um manual tem atrasado o andamento de algumas operações administrativas tais como: atendimento telefônico, atendimentoaos associados, atendimento a empresas sindicalizadas e não sindicalizadas, atualização do cadastro, controle de compras, contas a pagar, elaboração de planilhas e relatórios entre outras.

O modelo de manual escolhido foi o de Normas e Procedimentos que orientará comunicações de caráter normativo de maneira a organizar a rotina dentro do Sindicato.

Uma vez elaborado o Manual deNormas e Procedimentos do Sindicato, espera-se que as tarefas sejam realizadas de forma eficiente e eficaz, que o tempo para a realização das atividades seja otimizado e a qualidade do trabalho aumentada.

Na seção II será relatada a história dos Sindicatos desde seus primeiros passos até os dias de hoje, sua importância e evolução histórica tanto no mundo quanto no Brasil. Ainda nestaseção será feita uma apresentação da empresa em que o trabalho foi realizado.

Conceitos de Organização Sistemas e Métodos e definição de manual serão apresentados na seção III.

O modelo proposto será apresentado na seção IV, e por fim, na seção V, as considerações finais.
Il - CONCEITUAÇÃO DOS SINDICATOS

Os Sindicatos deram seus primeiros passos no século XIX a partir...
tracking img