Manual de perfuração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE PERFURAÇÃO

Manual de Perfuração

Índice
Histórico
Ferramentas de Sílex
Perfuratrizes > A Evolucao das perfuratrizes
Tipos de perfuratrizes 1 - Perfuratrizes de percussão >
2 - Perfuratrizes rotativas
3 - Perfuratrizes rotativo-percussivas
4 - Perfuratrizes de profundidade,“down-the-hole”
5 - Funcionamento das perfuratrizes de percussão
6 - Lubrificação e manutenção de perfuratrizes
Lubrificador de linha
Óleo Lubrificante
Manutenção preventiva – Conserto
Aços e Brocas de Perfuração > Generalidades
Brocas Monoblocos ou Integrais > Haste > Punho > Coroa > Série ou Escalas
Pastilha > Desgastefrontal > Desgaste diametral > Desgaste em hélice
Cuidados Especiais > Manutenção > Operação

HISTÓRICO

Inicialmente, a perfuração em rocha era efetuada com o alvo de obter blocos de pedra para obras públicas. Para tanto utilizavam-se pedras mais duras ( sílex etc. ) que se friccionavam sobre pedras mais brandas ( calcários, arenitos, etc. ). Porisso, eram fabricadas pedras com formatos especiais ou, por vezes, empregavam-se chifres de animais ou qualquer outro objeto que tivesse dureza suficiente.

|Ferramentas de Sílex |
|[pic] [pic] [pic][pic][pic]|

1 – NÓDULO de sílex em estado bruto encontrado em áreas gredosas. O sílex era desbastado para que o núcleo do nódulo fosse gradualmente afiado.

3 – Os MACHADOS primitivos eram usados para partir ossos de animais, cortar madeira e às vezes até cortar plantas. Os belos machados aqui mostrados foram feitos entre 70.0000 a 35.000a.C. (Gume Tosco)

4 – ENXÓS COM CABO são identificados pelo gume assimétrico (feito de sílex) e a lâmina em ângulo reto com o cabo. Manejados verticalmente, eram usados para fazer canoas. Estes exemplares são do Período Mesolítico (10.000 - 4.000 a C.).

5 – MACHADO – pelo formato, este machado da Idade Inferior do Bronze, achado no rio Tamisa, deve ter sido feito emoutro lugar. O formato mais o polimento cuidadoso, indica objeto de muito valor.

6 – ADAGA de sílex, que data de 2.300 – 1.200 a C.

7 - FOICE – de sílex indicam a existência de lavouras. A lâmina longa e ligeiramente curva foi usada para a colheita. Esta foice, montada em um cabo reproduzido, é do Período Neolítico (4.000 – 2.300 a C.).

Com a descoberta dos metais, começou-se atrabalhar os minérios que continham cobre e, posteriormente, o ferro. De início, o trabalho de obtenção do metal ainda tinha a finalidade de talhar a pedra.

As ferramentas de metal permitiam a feitura de furos, onde posteriormente se aplicava uma cunha, possibilitando que um bloco fosse rapidamente destacado do maciço.

As minerações eram operadas de forma semelhante, mas não exigiam a obtençãode blocos regulares. Desta forma, passou-se a utilizar-se ferramentas apropriadas, como pás, picaretas, picões, etc.

Da necessidade de grande produção resultou a introdução do rompimento do maciço rochoso por meio de aquecimento pelo fogo. Esta prática perdurou por muito tempo, mesmo após o advento da pólvora. A pólvora negra introduziu grandes alterações na mineração.

A mão do homen foipaulatinamente substituída pela máquina; introduziram-se as perfuratrizes, aperfeiçoaram-se as brocas, chegando-se, finalmente, à introdução da ponta de carboneto de tungstênio, que se pode considerar como a maior revolução neste sentido, nas últimas décadas.

PERFURATRIZES

A evolução das perfuratrizes:

O modo mais comum de efetuar um furo numa rocha é golpear a rocha com uma barra de...
tracking img