Manual de normas e rotinas do serviço de higiene e limpeza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DO SERVIÇO
DE HIGIENE E LIMPEZA























FILOSOFIA DO SERVIÇO

Prover normas de conduta pessoal e de procedimentos, assegurando satisfação no trabalho para todo pessoal da equipe e higiene e limpeza hospitalar, e reconhecimento dos mesmos como membros vitais da equipe de saúde. Proporcionando oportunidades de desenvolvimentoprofissional e de educação a todo pessoal do serviço através de programas de orientação, treinamento e educação contínua.


OBJETIVOS DO SERVIÇO DE HIGIENE E LIMPEZA

O serviço de higiene e limpeza, como parte integrante da Instituição de Saúde na sua atividade diária, atende a demanda de prover o ambiente limpo e promover a desinfecção das unidades inseridas aos usuários e servidores,minimizando os achados de infecção hospitalar; bem como proporcionar ambiente agradável isenta de risco atuando nos procedimentos com biosegurança.

Os funcionários do setor de limpeza são responsáveis pela limpeza, manutenção, conservação da área física hospitalar, objetivando um ambiente limpo, confortável e seguro para os profissionais e clientes da instituição.
O termo limpeza hospitalar éconsiderado frequentemente como sinônimo de higiene hospitalar. Buscando uma definição de limpeza, pode-se defini-la como o processo de remoção de sujidades de superfícies inanimadas.
As superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em 90% o número de microorganismos, já as superfícies que apenas sofrem processo de limpeza reduzem 80% o numero de microorganismos, e, além disso, após 2horas as superfícies voltam a ser contaminadas, retomando a contagem inicial dos microorganismos.
As superfícies inanimadas na área hospitalar (piso, parede, maçanetas, peitoris, teto, mobiliários, materiais, equipamentos e outros dispositivos) têm participação na cadeia epidemiológica das infecções hospitalares pela possibilidade de servirem como reservatórios de microorganismos patogênicos quepodem ser levados ao paciente através da contaminação de mãos do pessoal assistencial, de objetos, materiais e equipamentos contaminados, aerosolização de partículas ou vetores.
No ambiente hospitalar existem áreas de maior ou menos risco de contaminação de superfícies, e os determinantes desses riscos se referem basicamente às condições clínicas (sangramentos, lesões extensas de pele,colonização ou infecção por bactérias resistentes), aos procedimentos invasivos realizados (sistema de drenagem, traqueotomias, respiração mecânica) e grau de circulação da área de atendimento como exemplo: Pronto Socorro, Hemodiálise, Ambulatórios.
As paredes, piso e o teto ocupam um papel secundário na transmissão das infecções hospitalares desde que estejam intactas e secas e que não sejam tocados pelasmesmas mãos ou objetos que entrarão em contato com o organismo humano,
A qualidade do processo de limpeza depende de algumas questões:

• Método de execução: técnica úmida e/ou molhada
• Freqüência e abrangência: são estabelecidos de acordo com os riscos de contaminação ambiental, que estão diretamente relacionados com o fluxo de pessoal, procedimentos e dispositivos invasivos econdições clínicas do paciente.
• Características das superfícies: o produto de limpeza deve ser adequado às características da superfície.



A possibilidade de depósito de poeira e consequentemente da presença de microorganismos é maior em superfícies horizontais. Portanto, para efeitos de limpeza essas superfícies necessitam de cuidados mais rigorosos.


Higiene e Aparência PessoalTodo profissional que trabalha em ambiente hospitalar deve ter cuidado especial
com sua higiene pessoal.
Por esse motivo é importante:
- manter unhas curtas e limpas
- não usar jóias como: anel, pulseira, relógio. Pois são possíveis fontes de germes
- os cabelos devem estar limpos e penteados, quando compridos devem estar presos
- lavar as mãos:
1. após os trabalhos de...
tracking img