Manual de gestao de pessoas e do capital humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Gestão de Pessoas e do Capital humano

Sandra Serra 2011-10-08 Edições Sílabo

1

* Capítulo 1 - O que é a gestão de pessoas/recursos humanos?
«A gestão seria fácil... se não fossem as pessoas.» Adesso (1996). «... Tal como os penteados e as roupas, as ideias na gestão vão e vêm. Todavia, há uma que tem prevalecido de forma consistente nos últimos vinte anos: as organizaçõesmais bem sucedidas são as que utilizam de forma mais eficaz os seus recursos humanos». Price(1997, p. 6).

Sandra Serra 2011-10-08 Edições Sílabo

2

QUESTÕES A QUE SABERÁ RESPONDER NO FINAL DESTE CAPÍTULO o o o o o o O que é a gestão de recursos humanos? Quais os principais papéis e actividades associados à gestão de pessoas e do capital humano? Como a gestão de pessoas se insere no quadroda gestão em geral? Qual a evolução da gestão de recursos humanos, tanto globalmente como na Europa e em Portugal? Quais os principais desafios competitivos que se colocam às organizações contemporâneas? Qual o impacto que esses desafios colocam à gestão de recursos humanos?

§1. Introdução
«As pessoas são o nosso activo mais importante» - eis uma afirmação recorrente nos relatórios de contase nos discursos dos executivos. O seu conteúdo, todavia, nem sempre é validado pela prática organizacional. Frequentemente, as decisões de gestão das pessoas, ao contrário das decisões financeiras, são tomadas de forma pouco rigorosa e com conhecimento pouco avançado.1 Um desafio que se coloca às organizações contemporâneas é o da criação de valor - uma responsabilidade de todas as áreas e mesmode todos os membros da organização. A forma como as pessoas são geridas é fundamental para o valor de longo prazo de uma empresa. E igualmente crucial que a gestão das pessoas demonstre a sua contribuição para o valor organizacional, sob pena de perder (ou não ganhar) credibilidade como função de gestão. Uma tarefa crucial para os gestores é, pois, a de compreender como as organizações podemgerir as pessoas de tal forma que aumentem a respectiva capacidade produtiva e criativa, ao mesmo tempo que mantêm em limites sustentáveis os custos associados ao trabalho. A necessidade de cumprir este triângulo faz com que as organizações enfrentem dois desafios simultâneos: (1) gerar ambientes de trabalho estimulantes e criadores; (2) controlar/neutralizar comportamentos indesejados. No primeirocaso, as empresas têm procurado aproximar-se das práticas das empresas que proporcionam os melhores locais de trabalho. No segundo, implementam medidas destinadas a desencorajar, por exemplo o absentismo. Em empresas como a Wal Mart e a Southwest Airlines, a tradicional justificação ao chefe foi substituída pela chamada para um número central, que monitoriza os comportamentos de uma forma maisdistante apoiada em software desenhado expressamente para o efeito! É neste novo cenário que o presente capítulo se situa. O seu objectivo é o de erigir as fundações para o resto do texto. Nele se abordam os seguintes temas: o Define-se e caracteriza-se a «gestão de pessoas», procedendo-se ao enquadramento e definição desta função na organização, e expondo-se as suas principais áreas de actuação.São também examinadas as peculiaridades da gestão de pessoas em pequenas e médias empresas (PME). o Apresenta-se o enquadramento histórico, dando conta da evolução da gestão de pessoas no contexto mundial e em Portugal. Descreve-se o desenvolvimento da disciplina desde o início da Revolução Industrial até aos dias de hoje e destaca- -se, no final, o crescimento da função em Portugal.

Sandra Serra2011-10-08 Edições Sílabo

3

CAIXA 1.1. UMA QUESTÃO INICIAL: PESSOAL, PESSOAS OU RECURSOS HUMANOS? Uma questão que nos suscitou discussões diversas enquanto o livro era redigido foi o do seu título. A escolha mais óbvia seria «Manual de gestão de recursos humanos». É a designação disciplinar estabelecida e amplamente usada e aceite. Todavia, os sinais são claros: mais e mais autores e...
tracking img