Manual de gereciamento de crise em comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação Superior de Brasília Instituto de Educação Superior de Brasília Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação Pública

MANUAL PARA GERENCIAMENTO DE CRISE EM COMUNICAÇÃO

Dijanira Goulart de Sousa

Orientador: Msc. João José Forni

Brasília – DF 01 /2006

Dijanira Goulart de Sousa

MANUAL PARA GERENCIAMENTO DE CRISE EM COMUNICAÇÃO

Monografia apresentadacomo requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Assessoria em Comunicação Pública, sob a orientação do professor Msc. João José Forni.

Brasília – DF IESB 01/ 2006

Dijanira Goulart de Sousa

MANUAL PARA GERENCIAMENTO DE CRISE EM COMUNICAÇÃO

Monografia apresentada e aprovada em 06 de janeiro de 2006, pela banca examinadora constituída pelos professores:______________________________________________________ Prof. Msc.João José Forni – orientador

_______________________________________________________ Profa. Dra. Elizabeth Brandão – coordenadora

Dedico este trabalho ao Professor João José Forni, por todo estímulo e atenção dispensada durante elaboração deste

trabalho. E aos meus pais, Célia Maria de Sousa e Nilton Eduardo de Sousa, pelo apoio ecompreensão.

AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador e professor, João José Forni, por ter estimulado o meu aperfeiçoamento acadêmico e profissional.

“Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações.” (João José Forni)

RESUMOEste trabalho resume conteúdos relacionados à crise em comunicação, e apresenta como produto final um manual para gerenciamento destes momentos em que se apresenta uma conjuntura desfavorável para empresas, executivos e/ou pessoas públicas que enfrentem esta dificuldade – pois todos estão, de alguma forma, ligados à comunicação. O manual foi formado por análises de cases específicos,relacionados à crise em comunicação. Também foram examinados manuais de assessoria de imprensa que apresentam tópicos sobre o tema, além de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Após essa análise e a compilação do conjunto de informações encontradas, foi possível elaborar um manual para gerenciamento de crise em comunicação, que oferece dicas objetivas para o executivo e para o profissional de imprensa,encarregado de administrar a relação com a mídia. Aborda o conceito de crise em comunicação, medidas preventivas, erros na hora da crise e dicas a serem seguidas no momento de crise. O manual deve funcionar como um instrumento prático, para ser utilizado por instituições públicas e privadas, personalidades e celebridades públicas, e também como fonte de pesquisa para estudantes de jornalismointeressados em aprofundar o assunto e avançar na discussão destas questões aqui abordadas.

PALAVRAS-CHAVE: Crise em comunicação – Gerenciamento – Prevenção – Fator surpresa.

ABSTRACT

This paperwork treats about the condensation of a content of crisis management in the communication area, which has resulted on the elaboration of a handbook directed for this theme. The manual has been producedthrough analysis of cases related to the communication crisis and press office handbooks, which is used to enclose topics regarding the theme, as well as a bibliographic research concerning the subject. After the analysis and compilation of this material, it was possible to elaborate a manual for management in communication crisis, which offers objective guidelines for business men andprofessionals from the press area. It also deals with the concept in communication crisis, preventive measures, and instructions to be followed during the moment of crisis. The manual shall work as a practical instrument to be used for public and private institutions, for public personalities and also as a source of research for students of journalism.

KEYWORDS: Communication Crisis – Management–...
tracking img