Manual de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 243 (60565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IRBr - Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata

Manual do Candidato

Geografia
Regina Célia Araújo

2ª Edição atualizada e revisada

Nova Tiragem Brasília 2007

Presidente

Jeronimo Moscardo

CENTRO DE HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DIPLOMÁTICA

Diretor

Álvaro da Costa Franco

Diretor

Carlos Henrique Cardim

A Fundação Alexandre Gusmão (Funag), instituída em 1971, é umafundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e tem a finalidade de levar à sociedade civil informações sobre a realidade internacional e sobre aspectos da pauta diplomática brasileira. Sua missão é promover a sensibilização da opinião pública nacional para os temas de relações internacionais e para a política externa brasileira. A Funag tem dois órgãos específicos singulares:Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais (IPRI) – tem por objetivo desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre as relações internacionais. Com esse propósito: - promove a coleta e a sistematização de documentos relativos ao seu campo de atuação; - fomenta o intercâmbio científico com instituições congêneres nacionais, estrangeiras e internacionais, e - realiza e promove conferências,seminários e congressos na área de relações internacionais. Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD) – cabem-lhe estudos e pesquisas sobre a história das relações internacionais e diplomática do Brasil. Cumpre esse objetivo por meio de: criação, difusão de instrumentos de pesquisa; edição de livros sobre história diplomática do Brasil; pesquisas, exposições e seminários sobre o mesmotema; publicação do periódico Cadernos do CHDD.

Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios, Bloco H Anexo II, Térreo, Sala 1 70170-900 - Brasília-DF Telefones: (61) 3411-6033/6034 Fax: (61) 3411-9125 Site: www.funag.gov.br Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais (IPRI) Esplanada dos Ministérios, Bloco H Anexo II, Térreo, Sala 22 70170-900 - Brasília-DF Telefones: (61)3411-6800/9115 Fax: (61) 3411-9588 E-mail: ipri@mre.gov.br Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD) Palácio Itamaraty Avenida Marechal Floriano, 196 Centro – 20080-002 Rio de Janeiro – RJ Telefax: (21) 2233-2318/2079 E-mail: chdd.funag@veloxmail.com.br

APRESENTAÇÃO

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) oferece aos candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, doInstituto Rio Branco (IRBr), do Ministério das Relações Exteriores, a série Manuais do Candidato, com nove volumes: Português, Questões Internacionais Contemporâneas, História do Brasil, História Geral Contemporânea, Geografia, Direito, Economia, Inglês e Francês1. Os Manuais do Candidato constituem marco de referência conceitual, analítica e bibliográfica das matérias indicadas. O Concurso deAdmissão, por ser de âmbito nacional, pode, em alguns centros de inscrição, encontrar candidatos com dificuldade de acesso à bibliografia credenciada ou a professores especializados. Dada a sua condição de guias, os manuais não devem ser encarados como apostilas que por si só habilitem o candidato à aprovação. A FUNAG convidou representantes do meio acadêmico com reconhecido saber para elaborarem osManuais do Candidato. As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

1

O IRBr considera importante ao Concurso de Admissão que os candidatos não descuidem do aperfeiçoamento no idioma francês, uma vez que (a) será exigida proficiência de alto nível em francês no processo de formação de diplomatas e (b) parte da bibliografia do Programa de Formação eAperfeiçoamento – Primeira Fase (PROFA I) é constituída de textos em francês.

FUNAG

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), instituída em 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, cuja finalidade é levar à sociedade civil informações sobre a realidade internacional e aspectos da pauta diplomática brasileira. Com a missão de promover a sensibilização da...
tracking img