Manual de fechamento de vendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (4000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE FECHAMENTO DE VENDAS

A Venda está no íntimo de qualquer relacionamento. Se isso é verdade, aprender sobre vendas é descobrir novas maneiras de se relacionar. Um pai que quer educar seu filho precisa aprender a negociar com ele, pois o filho só vai entender seu pai se este souber vender sua idéia pra ele. Um marido só vai se relacionar bem com sua esposa se souber vender sua idéiapara ela e vice-versa. Um Gerente só vai gerenciar bem seus negócios se souber vender sua idéia para seus gerenciados. Tudo está embasado no conceito correto de vendas. Se fizermos um panorama das várias formas de se ganhar dinheiro hoje no mundo, veremos que quem sabe vender tem muito mais chances de obter Sucesso.

No ambiente de negócios da atualidade, cada vez mais, as mudanças exigem quebra deparadigmas que implicam em verdadeira revolução na cultura das organizações. Esta revolução reordena prioridades, redireciona valores, muda conceito de certo e errado, apresenta novos focos de interesse, e indica maneiras diferentes de reagir diante das metas propostas.

Em momento algum este manual deve ser usado como padrão ou obrigação de leitura pelos vendedores. Ele é uma compilação de umapequena parte de várias literaturas de grandes vendedores de sucesso, confeccionado para que o vendedor possa se localizar melhor no ambiente que circunda uma venda e auxiliar-lo no fechamento de tal.

Para se tornar um verdadeiro profissional você deve iniciar sua trajetória quebrando seus Paradigmas. Mas para tomar esta atitude, você tem que conhecer quais são seus Paradigmas pessoais.Afinal, o que são Paradigmas?

Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.Entendendo que Paradigmas nada mais são do que modelos de padrões que nós seguimos desde o nosso berço, ou seja, eles são pré-conceitos aos quais nos acomodamos ao longo da vida. É uma matemática simples, se você continuar fazendo as coisas iguais você fez até hoje, é fácil prever onde você estará daqui dez anos: nada mudará. Mas se você mudar seus conceitos e eliminar os pré-conceitos, onde vocêestará daqui dez anos está em suas mãos.

Se a Venda é base dos relacionamentos, porque existem tantos pré-conceitos contra vendedores?
O fato é que muitas vezes para vender algo, estes chamados “vendedores” sem nenhum profissionalismo não levavam, e ainda não levam, em consideração os clientes. São os vendedores “JAQUE” (“Jaque” não serviu pra nada, foi ser vendedor. O vendedor “jaque” é chamadoassim por ser um amador). Ou seja, por causa daqueles que se tornaram vendedores por falta de opção foi se criando vários pré-conceitos assim surgindo os vários adjetivos negativos aplicados aos vendedores.

Quais são os adjetivos de um vendedor?

Enrolão, 1.7.1., Bagre ensaboado, Picareta, Trambiqueiro, Pinóquio Mentiroso

Essa idéia que as pessoas tem dos vendedores deve-se também ao fatode, por muito tempo, não existir nenhuma faculdade de vendas no Brasil. Muitos dos profissionais que temos nesta área se aventuravam em aprender lendo, participando de treinamentos específicos e descobrindo na prática qual a melhor maneira de conquistar o seu espaço no mundo das vendas.

Hoje essa visão já está mudando, pois em algumas capitais começam a surgir faculdades (Rio de Janeiro, PortoAlegre, Curitiba) onde as pessoas interessadas em se profissionalizar passam quatro anos aprendendo sobre o que é VENDA.

O que muitas pessoas não perceberam é que, nos dias de hoje todos os negócios estão se focando em vendas e somos obrigados a sermos vendedores.

Por quê? Grandes empresas multinacionais estão focadas na área das vendas, terceirizando os outros setores. As mudanças...
tracking img