Manual de exel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Excel

Manual de Excel


Adélia Trindade
2011
Adélia Trindade
2011

Índice
Conceitos básicos 3
Tabulações de Folhas 4
Movimentação na folha 4
Entrada de textos e números 6
Guardar e Abrir Ficheiros 6
Operadores e Funções 7
Operadores 7
Formatação de células 11
Estilos 13
Auto Preenchimento das Células 13
Inserção de linhas e colunas 14Congelar Painéis 14
Impressão 16
Fórmulas 17
Outras funções 18
Máximo 19
Mínimo 20
Média 21
Função SE 21
Função CONT.SE 23
Funções de Data e Hora 24
Referências a outras folhas 27
Proteção de Folhas 28
Objecto/Imagens/Gráficos 29
Gráficos 30
Dados 33
Classificação 33
Auto Filtro 35
Subtotais 36
Webgrafia 38

Conceitos básicos

O Excel é uma das ferramentas decálculo existentes no mercado. Esta ferramenta assemelha-se a uma folha de cálculo, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela e aproveitar a grande capacidade de cálculo e armazenamento do computador para conseguir efetuar trabalhos que, normalmente, seriam resolvidos com uma calculadora, lápis e papel. O ecrã do computador transforma-se numa folha onde podemos observar uma série delinhas (números) e colunas (letras). A cada encontro de uma linha com uma coluna temos uma célula onde podemos armazenar um texto, um valor, funções ou fórmula para os cálculos. O Excel oferece, inicialmente, em uma única pasta de trabalho 3 folhas, mas é claro que poderá inserir mais folhas conforma sua necessidade.

Tabulações de Folhas
Um ficheiro do Excel inicia com três folhas, ao final daFolha3 temos o ícone de inserir nova folha. Clica com o botão direito do rato numa folha existente para manipular as folhas.

Na janela que é mostrada é possível inserir uma nova folha, excluir uma folha existente, renomear uma folha, mover ou copiar essa folha, etc...

Movimentação na folha
Para selecionar uma célula ou torná-la ativa, basta movimentar o retângulo (cursor) de seleção paraa posição desejada. A movimentação poderá ser feita através do rato ou teclado. Com o rato para selecionar uma célula basta dar um clique em cima dela e observe que a célula é mostrada como referência na barra de fórmulas.

Se precisar selecionar mais de uma célula, basta manter pressionado o rato e arrastar selecionando as células em sequência.

Se precisar selecionar células alternadamente,clique sobre a primeira célula a ser selecionada, pressione CTRL e vá clicando nas que quer selecionar.

Podemos também nos movimentar com o teclado, neste caso usamos a combinação das setas do teclado com a tecla SHIFT.

Entrada de textos e números

Na área de trabalho do Excel podem ser digitados caracteres, números e fórmulas. Ao finalizar a digitação de seus dados, pode pressionar atecla ENTER, ou com as setas mudar de célula, esta forma não é valida quando estiver efectuar um cálculo. Caso precise alterar o conteúdo de uma célula não presida de redigir tudo novamente, clica sobre ela e pressione F2, faça sua alteração e pressione ENTER em seu teclado.
Guardar e Abrir Ficheiros
Para guardar um ficheiro, clica no botão Office e depois Guardar.

Dê um nome ao seu ficheiro,defina o local onde ele deverá ser guardado e clique em Guardar, o formato padrão das folhas do Excel 2010 é o xlsx, se precisar guardar em xls para manter compatibilidade com as versões anteriores é preciso em tipo definir como Pasta de Trabalho do Excel 97 – 2003. Para abrir um ficheiro existente, clique no botão Office, depois no botão Abrir, localize seu ficheiro, clique sobre ele e depois emabrir.

Operadores e Funções
A função é um método utilizado para tornar mais fácil e rápido a criação de fórmulas que envolvem cálculos mais complexos e vários valores.
Existem funções para os cálculos matemáticos, financeiros e estatísticos. Por exemplo na função : =SOMA (A1:A10) seria o mesmo que (A1+A2+A3+A4+A5+A6+A7+A8+A9+A10), só que com a função o processo passa a ser mais fácil. No...
tracking img