Manual de desenvolvimento curricular para a educação de infância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância

Capítulo 2 – A Relação entre o Planeamento e a Avaliação
Julie Fisher

A Avaliação feita antes do Planeamento
Para um Planeamento e Avaliação eficazes há que entender que estes instrumentos são inter-dependentes, ambos têm utilidade quando são influenciados ou influenciam, respectivamente. No momento em que se planeia umcurrículo é importante que o educador tenha em consideração os saberes anteriormente adquiridos pelas crianças, o que sabem até ao momento, e o que precisam aprender futuramente. Estabelecer o marco do conhecimento de cada criança pode ser conseguido de duas maneiras:
Através de recolha de informação a partir das seguintes fontes:
* Falando com os pais e de pessoas que tomam conta, com pessoas queconhecem a criança enquanto aluno;
* Examinando registos anteriores.
Recolhendo evidências do que a criança já sabe e consegue das seguintes maneiras:
* Observando;
* Ouvindo;
* Recolhendo amostras do trabalho feito pela criança.
Esta recolha de evidências exige da parte do educador que acompanhe a criança, que esteja ao seu lado, pois a recolha de informações por terceiros podeestar desactualizada. Com este intuito é necessário reservar tempo para uma observação planeada e detalhada ou planear uma actividade específica que faça ressaltar o nível de conhecimentos e capacidades da criança. Com esse fim, a importância de proporcionar tarefas abertas e flexíveis torna-se evidente, pois só desse modo a criança terá a oportunidade de explorar, testar e experimentarpermitindo ao adulto observar como desempenha de forma independente a tarefa.

Quem recolhe as evidências?
Todo o pessoal educativo que trabalha com a criança poderá fazer essas tão importantes observações e registar o sucedido bastando apenas que o educador oriente esclarecendo as intenções de aprendizagem de cada actividade, tornando-se assim uma grande ajuda na recolha de evidências. Estes registosde observação deverão inscritos numa folha para esse efeito contendo:
* Data – para garantir que o progresso é seguido ao longo do tempo;
* Contexto – descrição sucinta sobre o que foi feito;
* Observação – captar o que é dito e feito pela criança;
* Análise da Aprendizagem – identificar as capacidades e conhecimentos precisos que a criança evidenciou;
* Acção – o que deve serlevado em conta para um planeamento a curto prazo.

Aquilo que se deve procurar Ver e Ouvir
Toda a observação realizada, além de ter de englobar todas as áreas de aprendizagem, deve conter um objectivo definido e uma incidência clara, ou seria de outro modo impossível observar algo em concreto.
Alguns pontos de incidência poderão ser:
* Vocabulário;
* Capacidades evidenciadas;
*Conhecimentos revelados;
* Abordagens à aprendizagem utilizadas pela criança;
* Atitude face à aprendizagem;
* Preferências e interesses.

A Avaliação que serve de Medida de Comparação
Um dos objectivos da Avaliação que antecede a Planificação é, como já referido, fornecer informação que ajude ao planeamento eficaz de modo que vá ao encontro das necessidades de cada educando recorrendoa avaliações formativas que reconhecem o papel dos pais e de todos os intervenientes na educação da criança nunca esquecendo a própria criança, pois ninguém saberá mais acerca da individualidade de um indivíduo do que ele próprio.
Um segundo objectivo é determinar a extensão de conhecimentos e capacidades da criança para análise de progresso posteriormente. Esta é feita por uma consideraçãosumativa a ser realizada pelo educador tendo também por base os processos formativos e sumativos ante a entrada da criança à escola.

O Planeamento
O Planeamento adaptado a um grupo específico envolve a análise antecipada das avaliações de capacidades visando objectivos do contexto individual. E, tendo como base esses conhecimentos adquiridos, são fulcrais três momentos de planeamento:
*...
tracking img