manual de boas praticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



Boas práticas de armazenagem e distribuição de medicamentos


Dentária e Cirúrgica Mercosul LTDA

Localizada na Rua Santo Antônio, n°247- Bairro Floresta na cidade de
Porto Alegre/RS


Responsável Técnico:
Michele de Oliveira Climus (farmacêutico CRF-RS 14887)






1. Objetivo

O objetivo desde manual é a garantia da integridade dos produtos armazenados, a partir desua recepção até a distribuição final do mesmo, afim de manter todos os aspectos, assegurando a sua conservação, eficácia, validade, assim como reduzir os custos com a estocagem, eliminando perdas.

2. Estrutura física

A distribuidora está localizada em um prédio de 80m2.
Os equipamentos como o termômetro para controlar temperatura estão de fácil visualização para a sua conferencia diária,assim como ar condicionado para que seja regulado quando necessário.
O piso (porcelanato) é lavável, na cor clara, para visualização de poeiras, resistente o necessário para suportar o peso dos produtos.
As paredes são pintadas com tintas laváveis, estão isentas de infiltração e umidade.
A ventilação do ambiente (janelas) são protegidas por telas que permitem a ventilação e protegem contra ainvasão de insetos e roedores.
O espaço entre o piso e teto são suficientes para o empilhamentos dos materiais.
A iluminação está adequada para que se tenha um bom desenvolvimento das atividades, sendo lâmpadas frias.
Existe um sanitário no ambiente, que tem o ralo protegido com telas para a não invasão de insetos e roedores. Possuem toalhas de papeis descartáveis, sabote líquido e lixeira comtampa.

A área está divida em:
a) Área de recepção/conferência
b) Área administrativa
c) Área de estocagem e armazenamento
d) Área de produtos segredados.
(anexo1)

3. Recepção

Na área de recepção está adaptada para que seja recepcionado os materiais e ser feita a conferência dos mesmos. Esta está separada da área de armazenamento.
Durante o recebimento é conferido os dados doproduto, se coincide com o que foi solicitado, assim como seu aspecto visual, tanto das caixas como matérias em si, validade, lote entre outros.
É utilizado o POP*
(anexo 2)

4. Armazenamento/ estocagem

Todos os medicamentos estão armazenados sob condições especificas informada pelos fabricantes, para que seja evitado a deterioração do mesmo, tanto pela luz, umidade ou temperatura.
É utilizado oPOP*
(anexo 3)

5. Temperatura/umidade

São verificados diariamente e registradas utilizando uma tabela de anotação.
Este controle é feito afim de manter o material com a armazenagem de forma correta para que o produto não sofra nenhuma alteração durante o seu armazenamento.
É utilizado POP*

(anexo 4)
(tabela 1)

6. Limpeza

As instalações são limpas a fim de não haver poeira esão dotadas medidas para que não haja invasão de insetos. Para esta prática, todas as entradas foram protegidas com telas, assim permitindo a circulação do ar. A limpeza geral é feita uma vez por semana e diariamente é realizada uma manutenção desta limpeza.
É utilizado POP*

(anexo 5)

7. Separação/expedição

É realizado um sistema de rotação para o estoque dos medicamentos, aqueles lotesque entram primeiro, saem primeiro (primeiro que entra, primeiro que sai). No momento da separação é observado se o produto separado é o mesmo que solicitado.
Os produto que estão a vencer ou com prazo vencido, são separados em local apropriado para que seja colocado no destino certo.
É utilizado POP*

(anexo 6)


8. Segregação

Para aqueles produtos que estejam com embalagemdanificadas, quebrados ou que haja qualquer suspeita de contaminação assim como prazo de validade vencido são retirado da área de estoque e colocados na área de segregação para que seja impeço seu consumo e tenha um destino correto.
É contratado uma empresa especialista para o descarte correto do material, para que não haja danos ao meio ambiente.
É utilizado POP*

(anexo 7)
(tabela 2)

9. Pessoal...
tracking img