Manual de análise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS ANALITICOS PARA O CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

1. INTRODUÇÃO

O laboratório de uma usina ou destilaria tem por objetivo o seguinte:
a) Orientar operacionalmente todos os processos necessários a produção do álcool e açúcar.
b) Obter dados para cálculos dos rendimentos de cada processo.
c) Computar e analisar os dados obtidos em relação aodesempenho da usina e destilaria, o que mostrará o caminho a seguir nas próximas semanas, nos próximos meses ou na próxima safra.

Nessa apostila estão vários métodos tradicionais já utilizados pela maioria das usinas e destilarias e alguns da nova geração de métodos, tais como a determinação de álcool pelo densímetro digital PAAR (DMA-48 ou DMA-4500), método de determinação de açucares redutorespor Somogyi e Nelson e método de Fehling modificado, nitrogênio assimilável, entre outros. Alguns destes métodos da nova geração estão sendo usados por várias destilarias há 21 anos com sucesso. Alem de novos métodos para analises em açúcar, como amido, polissacarideos totais e dextrana em caldo de cana por uma metodologia rápida, desenvolvida pela SPRI. (Sugar Processing Research Institute).A escolha do método a ser utilizado dependerá do tamanho da usina ou destilaria e do nível de controle a ser adotado pela mesma. Existem métodos alternativos, dependendo do produto a ser analisado, pois há diferentes interferentes em cada material. Entretanto, todos eles dependerão de pessoal bem treinado e quando as técnicas estiverem bem assimiladas mesmo o pessoal sem muita escolaridadepoderá executa-las corretamente.

Além dos métodos, essa publicação aborda o procedimento para uma boa amostragem para uma freqüência mínima de análises que pode ser utilizada sem prejuízo do controle e para os cálculos de rendimentos.

Nas análises de álcool, embora sejam descritos vários métodos, a nossa recomendação é o uso da densimetria pela rapidez e segurança que proporcionaalém do custo por análise ser praticamente inexistente.

Nas análises de ART dependendo das circunstâncias do laboratório optamos ou pelo método de Eynon-Lane, normalmente utilizado para amostras mais concentradas de açúcar e método de Somogyi e Nelson para amostras mais diluídas em açúcar. No caso de glicerol sugere se utilizar o método enzimatico quando se trabalha com melaço, pois nométodo colorimétrico os redutores interferem na metodologia.

Nos últimos 9 anos varias unidades já vem fazendo uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy), para análises da destilaria, PCTS e algumas analises de açúcar, metodologia está que já se utilizam em vários seguimentos analíticos no mundo com muito sucesso, inclusive em áreas como medicina, agricultura e industrias em geral.Alem dos tópicos citados anteriormente consta desta publicação modelo de boletim, cálculos de controle de processo como de rendimentos, fundamentos de metodologias citadas e preparo de reagentes utilizados nas metodologias contidas neste material.

2. AMOSTRAGEM E ANÁLISES (FREQÜÊNCIA, TIPO DE ANÁLISE,CONSERVAÇÃO DA AMOSTRA)

SETOR DE ENTRADA DE CANA E EXTRAÇÃO

1. CANA ENTRADA (PAGAMENTO DECANA PELO TEOR DE SACAROSE)

AMOSTRAGEM

Deve ser feita com sonda horizontal perfurando em 3 níveis, ascendente ou descendente em 3 fueiros consecutivos. Os sorteios dos caminhões a serem amostrados e as posições dos furos devem ser feitos conforme norma de pagamento de cana pelo teor de sacarose do estado de São Paulo. Consecana – SP
Também pode ser utilizado o sistema de sondaobliqua, que hoje é a mais indicada, devido às limitações da sonda horizontal, onde deve se fazer apenas uma perfuração no centro da carga ou duas perfurações na mesma posição.
[pic]
Sonda Obliqua – Cia Energética Santa Elisa

Colocar protetor para evitar arraste de impurezas pelo vento, durante descarregamento da sonda horizontal.
A desfibragem dever ser feita imediatamente e a...
tracking img