Manual de acolhimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE ACOLHIMENTO

Direcção-Geral da Saúde

Ministério da Saúde

DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE

Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde

MANUAL DE ACOLHIMENTO

Direcção-Geral da Saúde

Ministério da Saúde

Lisboa, 2006

PORTUGAL. Ministério da Saúde. Direcção-Geral da Saúde. Manual deAcolhimento. - Lisboa: Direcção-Geral da Saúde, 2006, 21 pág.

Editor Direcção-Geral daSaúde Alameda D.Afonso Henriques, 45 1049-005 Lisboa http://www.dgsaude.pt Autores Claúdio Correia Maria de Lourdes Silva Design VitorAlves Suporte Informático Luciano Chastre Impressão Direcção-Geral da Saúde Tiragem 50 exemplares

Seja Bem Vindo
Acolher um novo funcionário, prestador de serviços ou colaborador é, acima de tudo, fornecer-lhe as melhores condições de integração para que, o maisrapidamente possível, se sinta membro activo desta Instituição. Este documento foi feito a pensar em si, que passa a participar na vivência da Direcção-Geral da Saúde. É nossa intenção, fornecer-lhe uma imagem, o mais aproximada possível, da Direcção-Geral da Saúde e prestar-lhe todas as informações que possam contribuir para que a sua actividade na Instituição seja pautada por um bom desempenho.Sem pretender ser exaustivo, este manual deve ser encarado por si como um “guia” do funcionamento desta instituição. As dúvidas que venham a surgir-lhe após a leitura do Manual deAcolhimento, devem ser preferencialmente colocadas à Secção de Pessoal ou Serviço onde vai ser integrado. Deste modo, damos-lhe as boas vindas e desejamos-lhe os maiores sucessos na sua actividade na Direcção-Geral daSaúde.

Objectivos
O presente Manual de Acolhimento constitui um instrumento facilitador no processo de integração dos funcionários, prestadores de serviços e dos colaboradores que, pela primeira vez, entram em contacto com a Direcção-Geral da Saúde (DGS). O principal objectivo deste Manual é fornecer-lhe informações sobre a DGS que facilitem a sua integração na instituição, bem como na UnidadeOrgânica onde vai exercer a sua actividade Este documento permitir-lhe-á igualmente tomar conhecimento da estrutura organizacional e do funcionamento da instituição aos mais variados níveis, devidamente enquadrados nos objectivos gerais da instituição e nas suas áreas estratégicas de actuação. Esperamos ainda que este Manual contribua para a criação de um bom desempenho de trabalho que, naturalmente,terá consequências benéficas sobre o seu desempenho e bem-estar na DGS.

O Director-Geral da Saúde Francisco George

O Dia do Acolhimento
Na sequência dos procedimentos que determinaram a data de início de actividade do novo funcionário, prestador de serviços ou colaborador, a Repartição Administrativa marca o “Dia de Acolhimento”, em que serão seguidos os seguintes procedimentos: ● Sempreque possível com uma antecedência de uma semana a Repartição Administrativa comunica à assessoria da Direcção a vinda e início de funções do novo efectivo, por forma a que, no dia de acolhimento, de acordo com a agenda do Director-Geral da Saúde, seja apresentado ao dirigente máximo da instituição e restantes membros da Direcção para que lhe sejam dadas as boas vindas. ● O contacto inicial ou arecepção do novo colaborador será feito pela assessoria da Direcção ou por alguém ligado à Repartição Administrativa Secção de Pessoal que, imediatamente, o apresentará ao responsável do serviço onde vai ser integrado e exercer funções. ● Ser-lhe então entregues o Manual de Acolhimento e um dossier, organizado pela Repartição Administrativa, com a seguinte informação essencial: ● Cópia da Lei Orgânicae respectivo organograma da estrutura organizacional da DGS; ● Cópia de despachos de delegação e subdelegação de competências em vigor; ● Regulamento do horário de trabalho, se funcionário; ● Outros regulamentos internos ou circulares normativas/informativas de interesse para o trabalhador. Na sequência da apresentação ao Director-Geral da Saúde e restantes
7

membros da Direcção, o mesmo...
tracking img