Manual da qualidade e pop- procedimentos operaciopais padrão

857 palavras 4 páginas
MANUAL DA QUALIDADE O manual da qualidade é um documento que envolve as atividades de toda a organização, todos os processos da mesma, o objetivo do manual da qualidade é especificar o sistema de gestão da qualidade, definir a estrutura fundamental desse Sistema. O manual deve demonstrar que a organização sabe dos requisitos exigidos pela norma da ISO 9001 e assim se baseado na norma para sua elaboração, obedecendo muito bem seus critérios. O manual da qualidade é o principal documento de gerenciamento da qualidade nas organizações. Essa ferramenta da qualidade é permanente, deve ser realizada sua manutenção, revisão e aprovação periodicamente para que os procedimentos da empresa estejam sempre de acordo com o manual. O manual da qualidade pode ser de duas formas quaseando se na estrutura, cultura e tamanho da organização.
*Autossuficiente: Nesse manual da qualidade inclui os procedimentos documentos em um único manual, assim diminuir drasticamente a papelada.
*Referencia (rood map): Onde o Manual da qualidade faz referencias aos procedimentos documentos, nesse caso pode ser adotado mais de um manual.
EX. do que deve conter na estrutura:
Capa
Sumario
1 Introdução
1.1 Objetivo
1.2 Escopo
1.3 Exclusões
2 Apresentação da empresa
2.1 Historia
3 Missão e valores
4 Sistemas de gestão da qualidade
5 Responsabilidade da direção
6 Gestão de recursos
7 realização do produto
8 Medição, analise e melhoria
9 Macrofluxograma geral

APLICAÇÃO:
O ponto de partida para aplicar o sistema de qualidade em qualquer organização é o fator motivacional, no mundo de hoje que existem mudanças constantes e rápidas em suas organizações os funcionários devem se moldar a esta realidade para poder se encaixar no quadro da competividade e sobreviverem ao mercado, ou seja, o grande desafio é conseguir despertar o desejo de desenvolver o fator motivacional em cada ser humano. O manual da qualidade inclui funcionários, clientes, fornecedores e acionistas, a forma com

Relacionados