Manual albinismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALBINISMO

Manual educativo para professores

AUTORAS:
Anny Caroline Marquito
Danielle Ferreira Czmyr
Giselle Nayara Silveira
Letícia de Oliveira

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CURITIBA
2009
INTRODUÇÃO

Este manual objetiva oferecer informações para docentes, sobre o albinismo: como devem ser tratadas as pessoas que possuem esta condição de natureza genética, conceituando-a edescrevendo-a em seus aspectos biológicos, sociais e emocionais afim de proporcionar instruções aos professores, e também a interessados da comunidade escolar, para a compreensão dos limites biológicos que possuem a pessoa com albinismo difundindo e aplicando tal conhecimento nas relações escolares.

Abordamos também a questão do preconceito existente às pessoas albinas. A escola infelizmenteacaba sendo o principal agente de discriminação. Portanto antes de se fazer qualquer observação sobre a pessoa com albinismo, é importante saber do que se trata.

ASPECTOS BIOLÓGICOS

O albinismo é a incapacidade que alguns indivíduos têm de produzir a substancia melanina, que desempenha um importante papel, pois ela forma uma barreira natural contra as radiações solares, sendo responsável pelopigmento que da cor a pele, olhos e pêlos, como também pela proteção da pele.

O albinismo afeta os nervos ópticos, que ligam os olhos ao cérebro. Conseqüentemente, praticamente todos os nervos ópticos se cruzam. As imagens vistas pelos olhos nunca se combinam. O cérebro se adapta rapidamente, deixando uma única imagem, mas há alguns problemas para enxergar em profundidade. Além do nistagmo,alguns albinos apresentam estrabismo, em que um olho parece se mover independentemente do outro; alguns também apresentam hipermetropia, astigmatismo, miopia, transiluminação da íris, nestagismo; Os casos mais freqüentes são de fotofobia e baixa visão.

CAUSAS

As causas do Albinismo variam de caso para caso, assim como a intensidade dos seus efeitos. Geralmente o Albinismo é causado porfalhas ao acaso (aleatórias) ou herdadas em um ou mais genes que regulam a produção de melanina. Uma pessoa pode ser portadora do gene que causa a doença e não ser albina. Contudo, na fecundação, se os dois genes que contem a mutação se juntarem, as células do bebê em formação não são programadas para produzirem melanina, ou seja, duas pessoas com o gene da doença, mas não sendo albinos, poderãoeventualmente ter filhos albinos.

TIPOS

Albinismo óculo-cutâneo: Essas pessoas apresentam a pele e os pêlos de cores branca, e olhos de tom rosado. Sofrem de transtornos visuais, fotofobia, movimento involuntário dos olhos ou estrabismo e, em casos mais severos, podem chegar à cegueira. A exposição ao sol não produz o bronzeamento, além de causar queimaduras de graus variados.

Albinismo Ocular:Nessas pessoas, somente os olhos são afetados; a cor da íris pode variar de azul a verde e, em alguns casos, castanho-claro, cuja a detecção se dá mediante exame oftalmológico.

Tratamento: Até hoje, não existe nenhuma maneira de adicionar a melanina em pessoas albinas, ou de forçar o corpo a produzi-la. Porém existem disponíveis tratamentos para as possíveis complicações decorrentes doalbinismo; o tratamento precoce com oftalmologistas pode melhorar a visão.

A CRIANÇA COM ALBINISMO EM SALA DE AULA

• Quais são os efeitos do albinismo na visão do meu aluno?

O albinismo pode causar perda parcial de visão. Esses problemas podem ser amenizados com ajuda médica especializada, o que pode ajudar no aprendizado dessas crianças. Os óculos normais e as lupas podem proporcionar umaboa melhoria. O grau de deficiência visual das crianças com albinismo varia muito. A visão da criança também pode variar conforme a luz do sol e a luz artificial. A maneira como cada criança convive com sua deficiência é muito particular e cada caso deve ser avaliado individualmente.

• Um estudante com albinismo pode freqüentar uma sala de aula normal?
Sim, a maioria dos estudantes com...
tracking img