Manuaal caps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo de Projeto Terapêutico para Caps

Conforma solicitado por leitores do blog, tenho um modelo de projeto terapêutico para Caps. Abaixo segue uma cópia do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS implantado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

Projeto Terapêutico Adulto Caps II
1INTRODUÇÃO
Os CAPS representam estruturasterapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial, que se responsabilizam por atender indivíduos com transtornos psiquiátricos graves, desenvolvendo programas de reabilitação psicossocial. Entende-se por reabilitação psicossocial a possibilidade de reverter um processo desabilitador através do aumento da contratualidade social do indivíduo com o mundo.
Desdeagosto de 2000 funciona, em prédio anexo ao HCPA, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) constituído na modalidade CAPS II, conforme a Portaria 336 de 19 de fevereiro de 2002, credenciado em outubro de 2002.
A assistência é prestada a uma população adulta com transtornos mentais graves e persistentes, causadores de importante grau de desabilitação, ou seja, limitação ou perda de capacidadeoperativa. O atendimento abrange regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo.

1.1 OBJETIVO GERAL
 - Promover a manutenção dos usuários no melhor nível de funcionamento e máximas condições de autonomia possível, para cada caso, evitando novas internações e visando a reintegração no seu grupo social.
- Integrar a família ao tratamento.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
:: Reduzir os sintomas:farmacologia, grupos terapêuticos, apoio familiar;
:: Reduzir a Iatrogenia: diminuindo e eliminando sempre que possível as consequências físicas e comportamentais da institucionalização prolongada.
:: Promover a competência social e profissional;
:: Reduzir o estigma;
:: Apoiar a familiar e seu grupo social;
:: Promover autonomia.

1.3 POPULAÇÃO-ALVO

Usuários com transtornos psíquicos graves epersistentes referidos dos serviços de saúde mental.

1.4 RECURSOS HUMANOS
A equipe fixa constitui-se de:
:: 2 enfermeiras;
:: 1 auxiliar de enfermagem;
:: 1 terapeuta ocupacional;
:: 1 recreacionista;
:: 1 psicóloga;
:: 1 assistente social;
:: 1 recepcionista;
:: 1 funcionária da higienização;
:: médicos residentes em psiquiatria
:: 2 psiquiatras supervisores.
O serviço denutrição fornece a alimentação dos usuários.
Contamos, também com estagiários em graduação e com o trabalho voluntariado.

2. METODOLOGIA
Os pacientes serão triados pela equipe médica, de enfermagem e serviço social com aplicação do formulário de ingresso e das escala de auto-cuidado KATS, escala BPRS ancorada e escala qualidade de vida-breve além de dados de anamnese objetiva e subjetiva.(ANEXO3). Todos os pacientes serão discutidos em equipe quando se definirá a inclusão, grau de desabilitação e plano de atendimento.

Plano I: O plano de atendimento nos primeiros 6 meses visa resgatar hábitos de socialização, auto-cuidado, conhecimento sobre a doença e desenvolvimento de habilidades cognitivas. Após esse período de atendimento, todos os pacientes serão reavaliados com objetivo dedefinir a sequência de atendimento e possibilidade de ingressar no plano II. A partir deste momento serão definidos critérios para encaminhamento dentro ou fora do CAPS. O trabalho de reabilitação abrange dois planos distintos e interligados de trabalho.

Plano II: Treinamento profissionalizante, adaptado para cada paciente conforme capacitação específica.
• Não necessariamente dentro do CAPS.
•Auxilio na busca de trabalho também através de convênios com empresas.
*** OBS: Os períodos de permanência nos planos são estimados em caráter experimental dependendo sua confirmação da evolução prática do trabalho.

2.1 FLUXOGRAMA
OBS: Os pacientes que ingressarem no CAPS, já deverão ter sido atendidas em nível ambulatorial.

2.2 PLANO I
Programa de Reabilitação Psicossocial

Este...
tracking img