Manter pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE GESTÃO TECNOLÓGICA

GERENCIAMENTO DE PESSOAS

PROCESSO DE MANTER PESSOAS
Usinagem
Valenciana Ltda.
Aluno(s): RA:
Daniela de Assis Milani 426905-5
Eunice de Paula Silva Ferreira A179FG-0
Laísa Aparecida da Silva A06EIE-0
Marcela Alves da Silva A11JHC-6
Natália Fernanda Montes 474824-7
Priscila Cristina BoviA22DJE-9
Priscila Graziele dos Santos A03HGH-3

Prof°. Fabrício Diniz

Limeira 2009

2° Semestre Gestão de Recursos Humanos

Manter Pessoas

A manutenção de pessoas exige muitos cuidados especiais, entre os quais sobressaem os estilos de gerência, as relações com os empregados e os programas de higiene e segurança do trabalho. Os seis processos básicos da Gestão de Pessoas são osseguintes:

1. Processos de Agregar Pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

2. Processos de Aplicar Pessoas: são os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

3. Processos de Recompensar Pessoas: são os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios e serviços sociais.

4. Processos de Desenvolver Pessoas: são osprocessos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.

5. Processos de Manter Pessoas: são os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluemadministração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

6. Processos de Monitorar Pessoas: são os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

Processo de Manter Pessoas: Disciplina; higiene; segurança e qualidade de vida e manutençãode relações sindicais

[pic]

- Recrutamento - Desenhos de - Remuneração -Treinamento - Disciplina - Banco de
- Seleção Cargos Benefícios e - Mudanças - Higiene, segurança Dados
Avaliação de Serviços - Comunicações- Sistemas de desempenho Qualidade de Vida Informações
- Relações com GerenciaisSindicatos
Fonte: Elaboração Própria

Todos esses processos estão intimamente relacionados entre si, de tal maneira que se interpenetram e se influenciam reciprocamente. Cada processo tende a favorecer ou prejudicar os demais, quando bem ou mal utilizados. Umprocesso de agregar pessoas malfeito passa a exigir um processo de desenvolver pessoas mais intenso para compensar as suas falhas. Se o processo de recompensar pessoas é falho, ele exige um processo de manter pessoas mais intenso. Além do mais, todos esses processos são desenhados de acordo com as exigências das influências ambientais externas e das influências organizacionais internas para...
tracking img