Mantega alta pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a
Publicada em 22/1/2010

| |
|[pic] |


Economia
Mantega prevêalta no PIB de 5,2% em 2010
Já os investimentos devem se expandir em 16%, diz ministro
De Brasília
Os investimentos devem se expandir 16,1% em 2010 e puxar o crescimento de 5,2% do País neste ano.Este foi o cenário apresentado ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na primeira reunião ministerial do governo Lula em 2010. A elevação do investimento neste ano, no cenário da equipeeconômica, deverá ser bem maior do que a queda de 10% estimada para o ano de 2009 e que foi afetado pela crise internacional.
No mesmo documento apresentado ao presidente e aos ministros, Mantega dissetrabalhar com um crescimento de 6,1% no consumo das famílias para este ano. Ou seja, o ritmo de expansão da oferta — dada pelos investimentos — deve ser maior do que o da demanda, o que, pelo menos emteoria, ajudaria a diminuir o risco de pressões inflacionárias.
A alta taxa de expansão dos investimentos, chamada de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em 2010 foi citada pelo ministro como um dosfatores que tornam o ciclo de crescimento brasileiro de qualidade. “O crescimento é sustentável, porque se dá em bases sólidas e mantém inflação sob controle, responsabilidade fiscal e baixavulnerabilidade externa”, afirmou Mantega.

A apresentação do ministro demonstra otimismo da Fazenda com a atividade econômica, embora também revele a preocupação de conter as expectativas de crescimento, quepodem levar o BC a subir juros este ano. Não foi à toa que, apesar de subir de 5,0 para 5,2% a expectativa de alta no PIB em 2010, a estimativa oficial do governo está abaixo dos 5,8% do BancoCentral, divulgados no relatório de inflação de dezembro.
Essa diferença entre as projeções, embora possa ter justificativas técnicas, carrega um viés político deliberado da equipe de Mantega, que tenta...
tracking img