Manometria e viscosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCAO


2 Objetivo


Determinar a diferença de pressão no local empregando-se como fluido água, álccol e óleo e determinar a incerteza e obtenção da vazão volumétrica da água.Procedimento experimental



1 Para determinar a pressão de entrada


Inicialmente verificar o Manômetro em “U” contendo em seu interior a água, através de uma simples observação, poisnenhuma força externa deve atuar no sistema, Observar em ambos os tubos o nível (menisco) do fluido em questão, através das graduações do manômetro.



[pic]

Figura 1: Valores de H1 e H2antes da pressão ser aplicada no Manômetro em “U"

Seguindo com o experimento, introduzir na parte de traz do manômetro, uma mangueira conectada a bomba de ar. Após esta ser ligada, deve ocorrer umdesnivelamento da água entre os dois tubos, devido à pressão aplicada na entrada do aparelho. A partir disso, coletar as novas medidas do nível (menisco) até o zero das escalas determinadas no passoanterior, conforme figura 2 e anotar estes valores.
[pic]

Figura 2: Valores de H1’ e H2’ após a pressão ser aplicada no Manômetro em “U”

Finalizando a primeira etapa, aplicar esteprocedimento para os demais fluidos.
Completando o procedimento experimental, Ir até o laboratório ao lado para realizar as pesagens dos líquidos, com intuito de determinar a massa de cada elemento emestudo. Para isso, pesar a proveta vazia e anotar sua massa. Na seqüência, colocarr e ar o um determinado volume de água na mesma e levar até a balança analítica, para que seja novamente pesada.Após a leitura do valor obtido, anotar e realizar esta etapa para os outros dois fluidos em estudo.



Materiais


-Balança de semi-precisão (0,00g)
-Becker graduado para água (1ml)-Becker graduado para óleo (0,1ml)
-Becker graduado para álcool (1ml)
-Manometro em “U” (escala: 1mm)

-Becker (50ml)
-Cronômetro (centésimo de segundo)





1 Vazão volumétrica...
tracking img