Manoela FERREIRA É AUTPRA

297 palavras 2 páginas
COLÉGIO PAULO FREIRE
Manuela Veiga Ferreira
OS IMIGRANTES NO BRASIL
São José, 02 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho fala sobre:
Os motivos da vinda dos imigrantes no Brasil
A origem dos imigrantes no Brasil
Funções que os imigrantes exerceram no Brasil
OS MOTIVOS DA VINDA DOS IMIGRANTES AO BRASIL
O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas. Dessa forma, sair do país de origem foi a solução que os imigrantes buscaram para contornar o desemprego. A ORIGEM DOS IMIGRANTES NO BRASIL
Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros. O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grande número desde o período da Independência do Brasil.
FUNÇÕES QUE OS IMIGRANTES EXERCERAM NO BRASIL
A grande imigração, particularmente de italianos, foi fortemente estimulada e subvencionada pelos cofres públicos, ficando o governo encarregado do pagamento das passagens dos imigrantes e muitas vezes dos primeiros serviços de assistência quando de sua chegada.
CONCLUSÃO
Os imigrantes contribuíram muito para a formação do Brasil. Até hoje sua influência é forte nele. Com essa pesquisa aprendi mais um pouco sobre nossa grande história.

Relacionados