manobras assepcticas

1553 palavras 7 páginas
I. Introdução

Para o crescimento e reprodução dos microorganismos são necessárias condições apropriadas, para isso é feita uma mistura de todos os nutrientes requeridos em um sistema artificial, denominado meio de cultura. Estes meios podem ser preparados no próprio laboratório com pós desidratados, ou adquiridos prontos no comércio em placas de Petri ou tubos de ensaio. Eles podem ser líquidos (caldo nutritivo) ou sólidos (ágar). No meio líquido a presença de microorganismo pode ser visualizada através da turbidez do meio de cultura, porém não é possível o isolamento de apenas uma colônia do microorganismo. Já no meio sólido, o isolamento é possível. Para que as diversas propriedades de um microorganismo possam ser estudadas este isolamento é necessário, assim como o meio deve estar isento de todos os outros demais microorganismos, apenas o que será estudado.
Os microorganismos são unidades microscópicas e encontram-se facilmente dispersos no ar na forma de suspensão, o que pode levar a uma contaminação do meio de cultura. Sendo assim, a manipulação de meios estéreis ou de culturas deverá ser feito em condições que minimizem a possibilidade de contaminação do objeto em estudo. Para isso, são realizados procedimentos, denominados manobras assépticas.
As manobras assépticas são um conjunto de ações executados para se evitar que os meios de cultura estéreis sejam contaminados por microorganismo indesejáveis. Para isso, trabalha-se com o material no qual estas manobras serão realizadas em uma zona de segurança, área correspondente a cerca de 20 cm ao redor da chama do bico de bunsen. Nesse tipo de manobra é imprescindível flambar a alça bacteriológica, levando-a a chama até que se torne rubra, antes e depois do contato com microorganismos.

II. Objetivo

Realizar manobras assépticas corretamente a fim de promover, utilizando de um meio de cultura, o isolamento de bactéria através da formação de colônias livres de contaminação.

III. Procedimentos

Relacionados