Mankiw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Análise Econômica Introdução à Economia I - Microeconomia 1 . semestre 2012
o

Lista de exercícios 1Data da entrega: 20 de março no horário da aula

Impressa ou em letra legível

Regras: a lista pode feita e entregue em grupo de no máximo três alunos. A definição de grupo ocorrerá na entrega destalista. Após a definição do grupo, os alunos não poderão mudar de grupo na entrega das demais listas de exercicios Será permitido apenas o desmembramento do grupo. O aluno que deixar o grupo terá queentregar sozinho.

1. Descreva o custo de oportunidade quando você decide: a) fazer um curso superior ao invés de aceitar um emprego; b) assistir um filme ao invés de estudar para a prova deeconomia; c) ir à faculdade de ônibus ao invés de ir de carro. 2. Use o conceito de custo de oportunidade para explicar as seguintes situações: a) mais pessoas decidem frequentar uma faculdade quando omercado de trabalho não está bom; b) o custo do estacionamento nas regiões mais distantes do centro é menor; c) as lojas de conveniência que cobram preços maiores atendem as pessoas que são muito ocupadas;d) para matérias eletivas, o número de estudantes matriculados nos dois primeiros tempos (7 horas às 8,40 horas) é menor do que nos dois últimos tempos (10,50 horas às 12,30 horas).

3. O governo,muitas vezes, adota certas políticas a fim de incentivar os indivíduos a adotarem um determinado comportamento. Para cada item abaixo, mostre o objetivo do governo que levou a adotar a medidaindicada: a) um imposto de R$ 10 por maço de cigarro; b) um imposto sobre a emissão de poluentes; c) um subsídio aos pais que vacinarem os filhos contra caxumba. 4. A água é necessária para a vida. Obenefício marginal de um copo d’água é grande ou pequeno?
5. Use o conceito de custo de oportunidade para explicar a seguinte afirmação: nos EUA, há mais estacionamentos nos subúrbios do que no centro da...
tracking img