CAPITULO 4 – AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DADEMANDA
CAPITULO 5 – ELASTICIDADES E SUAS APLICAÇÕES
CAPÍTULO 6 – OFERTA, DEMANDA E POLÍTICAS ECONOMICAS DOGOVERNO

CAPÍTULO 4 – AS FORÇAS DEMERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA
Oferta e demanda são as palavras que os economistas usam com mais freqüência. Elas são as forças que movem as economias de mercado. Determinam a quantidade produzida de cadabem e o preço pelo qual será vendido.
MERCADOS E CONCORRÊNCIA.
Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço. Os compradores, em conjunto determinam a demanda doproduto e os vendedores, em conjunto, determinam a oferta.
CONCORRÊNCIA PERFEITA E OUTRAS.
Um mercado competitivo é um mercado em que há muitos compradores e vendedores. De modo que cada um exerce umimpacto pequeno sobre o preço dobem ou produto. Por exemplo, o mercado de sorvete é um mercado competitivo, onde existem vários vendedores e compradores. Cada vendedor de sorvete determina o preço paraa casquinha e cada comprador decide quantos sorvetes vai comprar. Porém o preço e quantidade não são determinados por um único vendedor ou comprador, mas sim por todos, à medida que interagem nomercado. Então cada vendedor de sorvete tem um controle limitado sobre o preço sobre o qual outros vendedores oferecem o mesmo produto. Um vendedor tem poucos motivos para cobrar menos do que oconcorrente, e se cobrar mais, os compradores irão comprar de outro vendedor. De forma análoga, nenhum comprador individual de sorvete pode influenciar seu preço porque compra apenas uma pequena fração do total.Os mercados perfeitamente competitivos se definem por duas características: Os bens oferecidos à venda são todos iguais e os compradores e vendedores são tão numerosos que nem um único comprador ouvendedor pode influenciar no preço de mercado. O mercado de trigo é um exemplo de mercado com concorrência perfeita. Há milhares de agricultores que vendem e milhões de consumidores que usam o trigo.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Mankiw. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mankiw/532823.html

MLA

"Mankiw" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mankiw/532823.html>.

MLA 7

"Mankiw." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mankiw/532823.html>.

CHICAGO

"Mankiw." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mankiw/532823.html.