Manjuh

1299 palavras 6 páginas
A nossa discussão das causas e efeitos da inglação não nos diz muito sobre os problemas sociais que resultam da inflaçao. Viramo nos para esses problemas agora.

A VISAO DE LAYMAN E A RESPOSTA CLÁSSICA

Se perguntar à pessoa normal porqu e é que a inflação é um problema, provavelmente ela vai responder que a inflaçao a faz mais pobre, “cada ano o meu patrao dá-me um aumento mas o preco sobe e leva-me algum do aumento”. Assume-se que se não houvesse inflaçao receberiamos o aumento e seriamos capazes de comprar mais coisas. Esta queixa a cerca de inflação é um erro comum. Como sabemos do capitulo 3, o poder de comprra to trabalho, o verdadeiro salário, dependa da margem de produtividade do trabalho, não da quantidade de dinheiro que o governo escolhe impromor. Se o governo reduzisse a inflaçao diminuindo a taxa de crescimento economico, os trabalhadores não veriam o seu real salario aumentar mais rapidamente. Pelo contrário, quando a inflacao diminuisse, as firmas aumentariam o preço dos seus produtos menos cada ano, e como resultado, dariam aos seus trabalhadores menores aumentos. De acordo com a teoria classica do dinheir, uma mudança no nivel de preço geral é como uma mudança nas unidades de medida. É como se se mudassemos medidas de distancia em pés para medidas de distancia em polegadas. Os numeros aumentam mas nada muda. Imagina que amanha de manha acordas e percebes que por alguma razao todos os valores em dolares foram multiplicados por 10. Assim o preço de tudo seria aumentado 10 vezes mas tabem o teu salario e o valor das tuas poupanças. Que diferença faria? Todos os numeros teriam um zero extra mas nada mais mudaria. O teu bem estar economico depende na relatividade dos preços e não no nivel de preço geral.

Então porque é que o crescente aumento do nivel de preço é um problema social? Acontece que os custos da inflaçao são sutis. E facto, economistas discordam sobre o tamanho do custo social. Para surpresa de muitos laicos alguns economistas

Relacionados