Manisfesto dos estudantes da esade - 1° congresso dos acadêmicos da esade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANIFESTO DOS ESTUDANTES
“1º CONGRESSO DOS ACADÊMICOS DA ESADE”

Porto Alegre, 20 de Agosto de 2011

Prezada Direção,
No 20 de Agosto de 2011 foi realizado o “1º Congresso dos acadêmicos da ESADE”, promovido pelo DCE-ESADE, foi um espaço de debate e discussão sobre quais os rumos queremos para nossas vidas enquanto estudantes e o que é papel do nosso DCE frente as lutas que travamos emnossa vida acadêmica.
Nesse dia realizamos um debate sobre os desafios que estão lançados para nós no mundo do trabalho, com a vinda da copa do mundo para nossa cidade, debatemos e votamos o novo estatuto do DCE, que foi aprovado com 88% dos votos, discutimos as dificuldades encontradas durante nossos cursos e dali retirou-se a proposta de construirmos tal documento, que buscará expressar asdiscussões realizadas e os anseios dos acadêmicos da ESADE, suas expectativas quanto ao curso e a faculdade escolhida para cursá-lo. Encerramos o dia com um cine clube que trouxe o filme “A Revolução não será televisionada”, que nos fez pensar sobre as noticias que recebemos, a mídia que escutamos e no que acreditamos frente a as vastas informações recebidas diariamente.
Nesse momento o que queremos étrazer a conhecimento da direção da ESADE quais foram nossas indagações e buscar as respostas para cada uma delas, acreditamos que trabalhando conjuntamente poderemos solucionar os problemas e ter mais satisfação durante nossa permanência na instituição.
Apontamos então, as dificuldades encontradas em especial na relação estudante/ESADE, quando precisamos de informações e atendimento no CAE (Centralde Atendimento ao Estudante), infelizmente não existe preparação alguma dos funcionários que estão ali, e a obtenção de uma resposta correta é quase impossível, aqui podemos citar exemplos como: não saber informar sobre as carteiras da ESADE, encaminhando os estudantes ao DCE e causando transtorno pois essa prerrogativa é da ESADE e não do DCE, o não ter informações quanto as matriculas e nãoalocar o estudante na cadeira que ele precisa/deseja cursar naquele semestre, não dar resposta aos acadêmicos quando estes vão pedir informações financeiras, sempre solicitando que o estudante envie um e-mail que em raras vezes é respondido. Dentre outras questões.
Outra questão muito pautada foi o cancelamento de cadeiras por falta de matriculados, infelizmente temos claro que o afunilamento deacadêmicos durante o curso acontece devido a vários fatores, mas cancelar cadeiras não é e não pode ser uma opção para a instituição, pois o estudante tem o direito de cursar as cadeiras na qual se matriculou e a instituição de ensino o dever de oferecê-las com o numero de alunos que tiver, e com isso chegamos a realocação de estudantes que neste semestre demorou quase 3 semanas, fazendo com que esteperdesse aula da outra cadeira a qual foi alocado e não podendo sequer recuperar os dias e trabalhos perdidos no período, como se a culpa de não ter cursado aquele período fosse dele, sabemos da existência de colegas que se matriculam posteriormente e devem arcar com esse custo, mas não é desses que aqui tratamos, não queremos ficar prejudicados não podendo cursar as cadeiras que faltam por faltade matriculados, nem tão pouco perder aulas por realocação. O caso de alunos formandos é mais prejudicial ainda, pois por vezes ele precisa de tal disciplina ou ainda quer utilizar alguma disciplina eletiva de acordo com sua formação e não consegue por ter cancelado ou ainda não ter previsão de abertura da mesma.
Outra questão manifestada pelos presentes foi a dificuldade de encontrar a salacerta no início dos semestres. Na matrícula vem apontada uma sala e na hora acabam trocando, quase sempre nas primeiras semanas posteriores. Alguns alunos apontam que por conta disso já assistiram a disciplina errada por não saber nem o nome dos professores.
Sabemos que não é prerrogativa da ESADE os acontecimentos relatados, entretanto, queremos contribuir para a melhora da Escola, ouvindo os...
tracking img