Manipulaçao da fertilidade-religiao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O progresso da ciência fez com que o Vaticano avançasse com uma posição clara e actualizada sobre as novas técnicas de reprodução medicamente assistida. O documento divulgado hoje pela Congregaçãopara a Dourina da Fé, em conferência de imprensa e com data de 8 de Setembro de 2008 (Festa da Natividade da Virgem Santa Maria), vem completar e colmatar as lacunas deixadas pela anterior instrução(Donum vitae) datada de 1987. “Procura-se promover a formação das consciências e encorajar uma pesquisa biomédica que respeite a dignidade de cada ser humano e da procriação”, revela o sumário dodocumento.

Assim, os “fiéis e todos os que procuram a verdade” deverão opor-se à fertilização artificial, clonagem humana, e investigação com recurso a células estaminais embrionárias. Entre as técnicasmoralmente condenáveis encontra-se ainda a pílula do dia seguinte ou uso de DIU (dispositivo intra uterino). Porém, no mesmo documento o Vaticano considera útil a pesquisa em células estaminaisadultas, desde que, usadas para fins terapêuticos.

O documento - que assenta no princípio de respeito incondicional pela vida humana (desde o momento da concepção até uma morte natural) e de origem davida humana num contexto de matrimónio “fruto do acto conjugal específico do amor entre os esposos” - tem três partes. “A primeira recorda alguns aspectos antropológicos, teológicos e éticos deimportância capital, a segunda enfrenta novos problemas em matéria de procriação; a terceira examina algumas novas propostas terapêuticas que comportam a manipulação do embrião ou do património genéticohumano”, nota o sumário.

A lista dos procedimentos moralmente inaceitáveis é longa. Entre outros, o Vaticano condena a fertlização invitro, a investigação com células estaminais embrionárias, pílulas do diaseguinte, clonagem reprodutiva ou com fins terapêuticos, diagnóstico genético pré-implantatório para evitar defeitos genéticos, criopreservação de embriões ou ovócitos para fertilização...
tracking img