Manifesto partidario comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

O desenvolvimento histórico da burguesia como classe social, surgiu do declínio da sociedade feudal, mas não aboliram a sociedade de classes, as lutas históricas de classes. A moderna sociedade burguesa apenas colocou novas classes, novas condições de opressão e novas formas de lutas no lugar das antigas.
O Texto mostra o lado positivo, o reconhecimento daforça do comunismo, ai surge à necessidade de expor o modo comunista de ver o mundo e explicar suas finalidades.
As grandes navegações, as novas descobertas continentais fizeram com que através dos servos da Idade Média surgisse a burguesia livre das primeiras cidades. Com o mercado de trocas e o aumento do número de mercadorias trouxeram uma prosperidade para o comércio, a navegação e a indústria ecom isso desenvolveram elementos essenciais e revolucionários dentro da sociedade feudal em desintegração.
Com o surgimento de novos mercados a forma tradicional, feudal ou corporativa, de funcionamento da indústria não consegue abastecer as necessidades crescentes de consumo. Surge assim a manufatura. Então o mestre de corporações é substituído pelo pequeno industrial e a divisão do trabalhocorporativo é substituída pelo trabalho no interior das oficinas.
O texto fala sobre o fenômeno da globalização que a burguesia implementava, globalizando o comercio, a navegação e os meios de comunicação, retratando um acontecimento passado, porém parecido com o que vivemos hoje. Com o desenvolvimento capitalista é liberado forças produtivas nunca vistas. Nos últimos 40 anos do século XX, foramproduzidos mais objetos do que em toda a produção econômica anterior, desde os primórdios da humanidade. Quando a manufatura já não consegue suprir o mercado consumidor cada vez mais crescente, as máquinas começam a revolucionar a produção industrial. Isso fez surgir à grande indústria moderna e no lugar dos pequenos produtores surgiu os grandes industriais que se tornaram milionários, chefesde exércitos industriais inteiros, esses eram os burgueses modernos donos dos meios de produção.
A burguesia moderna é produto de um longo processo, moldada por uma série de mudanças nas formas de produção, circulação. Já que com o seu desenvolvimento surge também a grande indústria, o mercado mundial, o desenvolvimento do comercio, das navegações e das comunicações
A burguesia inseriu no lugarda exploração encoberta por ilusões religiosas e políticas uma exploração aberta, sem vergonha, uma relação de troca, dissolveu a dignidade pessoal no valor de troca. Das relações feudais, patriarcais e idílicas foram transformadas em uma determinada liberdade de comércio. Assim todas as formas de trabalho forma resumidas ao trabalho assalariado, uma relação monetária.
A burguesia não existiriase não fossem suas grandes construções, suas revoluções e constantemente sem as relações de produção, os instrumentos para a produção, e por conseqüência as relações sociais. Ela exprime seu caráter cosmopolita à produção e ao consumo de todos os países, pela exploração do mercado mundial, onde desenvolve uma comercialização na qual quem produz o objeto industrializado não é quem produz a matériaprima. Isso faz com os produtos sejam vendidos para outros países e não só para o país industrializado, em contrapartida as matérias primas utilizadas pelas indústrias são provenientes das regiões mais distantes.
O texto deixa bem claro que os comunistas querem acabar com toda a propriedade, inclusive a pessoal, Marx e Engels responderem que queriam abolir a propriedade burguesa,capitalista. Para os socialistas, a apropriação pessoal dos frutos do trabalho e que aqueles bens indispensáveis á vida humana eram intocáveis. Naquela época as roupas, calçados, moradia não eram geradores de lucros para quem possuía esses bens. Na sociedade capitalista a educação é um comercio, uma atividade lucrativa.

As ciências, os produtos intelectuais, as literaturas passam a ter...
tracking img