Manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apesar de ter sido escrito em meados do século XIX, O Manifesto do Partido Comunista apresenta um ponto interessante observável ainda hoje, em maior intensidade do que quando descrito por Karl Marx e Friedrich Engels: a exploração do mercado mundial.

Não sabemos se Marx sabia que isso se tornaria o fenômeno que hoje chamamos de globalização. A expansão de mercados e a comunicaçãointercontinental por ele descritas cresceram de forma assustadora nas últimas décadas, com o desenvolvimento de novas tecnologias e, conseqüentemente, novos sistemas de comunicação em rede, como a Internet.

Assim como no passado essa expansão provocou uma revolução nas relações entre burguesia e proletariado, hoje o mesmo acontece entre os patrões e seus empregados. Os avanços tecnológicos, que mudam aslinhas de produção e permitem a abertura de filiais em outros países, provocam um crescente desemprego e fazem surgir um problema social de difícil resolução.

Uma amostra do que essa situação pode provocar tem sido observável a cada dois anos na cidade do Rio de Janeiro, quando são realizados concursos públicos para a contratação de garis para a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).Em 2001, foram 44,5 mil inscritos; em 2003, 131 mil. Neste ano, em apenas uma semana após as inscrições terem sido abertas, cerca de 210 mil pessoas já se inscreveram. É interessante observar que, destes, 172 mil se cadastraram pela Internet; ou seja, a maior parte dos candidatos a gari possui alguma forma de acesso à Web (seja diretamente ou por intermediários).

Há, ainda, um enorme espaçoentre a inscrição e a contratação. Até 2003, além de enfrentar gigantescas filas que chegam a dar a volta no Sambódromo do Rio para se candidatar, os inscritos passam por avaliação do índice de massa corporal e provas físicas, como correr por 12 minutos, fazer flexões e abdominais – como se passar horas em uma fila já não fosse uma boa prova de resistência. Em 2005, para evitar as confusões naformação das filas, as inscrições passaram a ser feitas por Internet ou telefone.

Para o concurso que será realizado em maio, estão abertas cerca de 1.200 vagas, com salários de 475 reais mais 180 em benefícios. Um pagamento muito abaixo do que alguns dos candidatos que são formados esperavam receber enquanto estudavam.

Esse cenário é conseqüência da enorme massa de desempregados que vem seformando no país. De acordo com números de 2003 do IBGE, a taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil atingiu 12,8% em relação à PEA. No Rio, 505 mil pessoas estavam desempregadas e procurando emprego, número que chegou a 2,7 milhões em todo o país.

Para tentar sair dessa situação, essa massa passa por situações constrangedoras, como as filas no Sambódromo – cujasfilmagens, muito bem escolhidas, servem de abertura e encerramento para a entrevista dada pelo pesquisador, professor e escritor argentino radicado no México Néstor Garcia Canclini à GloboNews – a fim de garantir um emprego que, apesar da baixa remuneração, é fixo e estável.

São essas pessoas que formariam, de acordo com Marx, o chamado ‘exército industrial de reserva flutuante’, aquelesdesempregados especializados que foram demitidos para a aquisição de máquinas. Seria uma força militar com potencial revolucionário esperando o momento para entrar em ação. Para eles se reintegrarem ao mercado, deveriam se especializarem em outra função, por meio do reciclamento profissional. A questão é que, hoje, a tecnologia avança e é substituída de forma tão rápida que não há tempo para a atualização doprofissional.

Pode-se, ainda, acrescentar outro conceito marxista chamado ‘exército intelectual de reserva’, que são os desempregados formados, facilmente observáveis na questão do concurso de gari. O fato é que a obtenção de um diploma universitário após quatro, cinco anos de estudos ou mais ainda não é garantia de emprego. Encontra-se grande dificuldade conseguir um trabalho e para se...
tracking img