Manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifesto do Partido Comunista

“Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. Por proletariadocompreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produção próprios, se vêem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir.” (Nota de F. Engels àedição inglesa de 1888)

Parte 1 – Burgueses e Proletários

A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas das classes. Homem livre e escravo,patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra queterminou sempre, ou por uma transformação evolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suas classes em luta.
Nas primeiras épocas históricas, verificamos quase por toda parte, umacompleta divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores feudais,vassalos, mestres, oficiais e servos, e, em cada uma dessas classes, graduações especiais.
Podemos verificar um domínio das classes mais favorecidas financeiramente sobre aqueles que dependiam dessasclasses.
Na nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas classesdiametralmente opostas: a burguesia (detentora do poder) e o proletariado (dominados).
Com a descoberta da América, o mercado mundial acelerou o desenvolvimento do comércio, da navegação, dos meiosde comunicação. Esse desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão da indústria; e a medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia,...
tracking img