Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília
10/0051804 Rodrigo de Moura Leite Proença

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis: Editora Vozes, 1990.

De acordo com o autor ahistória que se desenrolou até os dias de hoje é um história de lutas de classes. Essa luta que dependendo da ocasião que poderia ser aberta ou escondida, ou se tornava o início de uma verdadeirarevolução ou o início do declínio de umas das classes. A sociedade burguesa que surgiu não eliminou esse conflito de classes, e além do mais acentou a diferenciação das pessoas em duas classes inimigas.Com o capitalismo houve um aumento das trocas e do fluxo de mercadorias que impulsionaram diversos setores da sociedade em uma proporção nunca antes vista, o que levou a uma grande alteração naforma como as pessoas se relacionavam, sendo uma das causas do fim do feudalismo.Os mercados não paravam de aumentar e se tornaram paulatinamente globais. A manufatura deu lugar as máquinas. Com osindustriais se tornando milionários, eles colocavas as classes legada da Idade Média em um segundo plano.

A burguesia revolucionou o curso da história. Destrui as relações feudais, destruindo assim oslaços de servidão que ligam o homem à superiores “naturais”. No lugar da exploracão tácita que vinha ocorrendo, implementou a exploração descarada e aparente a todos. Reduziu as relações familiares ou decunho sentimental à meras questões monetárias. Criou obras que civilizações antigas jamais imaginariam, através de um processo de constante revolução da produção, o que leva, de certa forma, à umclima de incertezas.

Há vários passos para se realizar a revolução operária sendo que o primeiro passo é a elevação do proletariado à classe dominante. Deve-se então, em um primeiro momento,implementar um Estado despótico que irá centralizar a produção e irá retirar o capital e a propriedade dos burgueses. Como a produção irá se concentrar na mão dos indivíduos associados, não o poder público...
tracking img