Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VILA VELHA - ES
SOCIOLOGIA GERAL
Maurizete pimentel loureiro duarte









revolução dos bichos



























Vila Velha
2012






Lara helena da rocha souza








revolução dos bichos














Resenha apresentada a Universidade Vila Velha-ES como requisitoobrigatório para avaliação na disciplina de Metodologia Cientifica. Profª. Mª Maurizete Pimentel Loureiro Duarte.












Vila Velha
2012




“Revolução dos Bichos”, é o segundo livro mais famoso de George Owell. O livro é uma crítica a ditadura stalinista, cada animal que morava na fazenda, se for bem analisado, pode ser associado a algum personagem da Revolução Russa.
Tudocomeça quando o Major, um porco, percebe que ele vai morrer, então ele resolve fazer uma reunião com os bichos da granja do solar, ele começa a contar sobre um sonho estranho que ele tinha tido, porém antes de começar a contar sobre seu sonho, o Major falou da parceria que existia entre os animais, que todos os animais eram iguais e que tudo de ruim que acontecia com eles, era culpa da tirania doshomens. O Major fala que os homens não produziam nada e mesmo assim se achavam no direito de mandar nos animais, como fazia o dono da granja, o Sr. Jones. Logo após falar isso, o Major finalmente começa a contar sobre seu sonho, ele tinha o sonho de uma sociedade sem diferenças e sofrimentos. E fala também que todos os bichos deveriam lutar pela liberdade. Depois de alguns dias após a reunião, oMajor acaba morrendo e deixam todos os bichos querendo e desejando a liberdade. Já que o Major tinha falecido, a responsabilidade de organizar a rebelião contra os homens, ficou por conta dos porcos, que eram os animais mais inteligentes. Mas tinham dois porcos que se destacavam-se mais, o Napoleão e Bola de Neve. Bola de Neve tinha mais simpatia e se comunicava melhor, mas quem tinha mais prestigiona questão do caráter, era Napoleão. Agora esses dois porcos começam a organizar reuniões para discutir sobre a rebelião que eles iriam fazer, e encerravam as reuniões cantando a canção “Bichos da Inglaterra”. Eles conseguem realizar a rebelião, e os bichos conseguem sair vitoriosos, os animais expulsam da granja do solar, o Sr. Jones, sua mulher e os peões que ali trabalhavam.
Mesmo com avitória, as reuniões continuaram, até que em uma dessas reuniões, os bichos que eram liderados por Napoleão e Bola de Neve, decidem que os princípios do Animalismo deveriam acontecer em srte mandamentos que seriam escritos na parede e virariam lei, e seria uma lei que não poderia ser alterada, e assim a vida dos bichos seria regida por toda a vida.
Logo depois desses mandamentos, a vida ficou boa paraos animais, todos os bichos trabalhavam e recebiam igualmente uma recompensa pelo seu trabalho em forma de alimentação, folgas e descansos. Porém, depois de um tempo, os animais começaram a notar coisas que aconteciam estranhas, aconteciam desentendimentos entre o Bola de Neve e Napoleão e etc. E além disso tinham casos de animais que trabalhavam exaustivamente e os mandamentos começaram a serliteralmente apagados. E com as brigas de Bola de Neve e Napoleão, acabou acontecendo uma enorme divisão entre eles. Bola de Neve queria construir um moinho de vento e Napoleão se opôs a essa idéia. Então quem iria decidir eram os animais, Bola de Neve conseguiu convencer a maioria dos animais, mas começou a entrar diversos animais mal-encarados, os que Napoleão tinha pegado para criar, e expulsaramBola de Neve da granja, e ele sai correndo, some e nunca mais volta. Com o desaparecimento do Bola de Neve, Napoleão que recebe à ajuda de outro porco, o Garganta, acaba falando para os bichos que Bola de Neve, na verdade era um traidor e que foi expulso com razão. Depois disso o livro começa a contar como que a granja ficou depois da ida do Bola de Neve e somente Napoleão no comando.
E cada...
tracking img