Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.

1. Quem é Karl Marx? Escreva uma breve biografia, aponte suas principais obras e sintetize suas principais idéias.

2. Explique resumidamente o conceito de “trabalho” na perspectiva de Karl Marx.

3. Na introdução (ou preâmbulo) do livro Manifesto do Partido Comunista Marx afirma: “Um espectro ronda a Europa...”, o que é e do que se trata este espectro?

4. Seu primeiro capítulo(“Burgueses e Proletários”) aborda em geral a relação entre a burguesia e o proletariado. Explique como se dá esta relação e defina o conceito de “sociedade de classes” para Marx.

5. No segundo capítulo são abordadas as relações entre o partido e os proletários. Quais as dez medidas sugeridas por Marx, Engels e do partido comunista para uma boa relação econômica?

6. A partir da terceira parte oucapítulo, “Literatura Socialista e Comunista”, resuma quais são as críticas aos três tipos de socialismo:

8.1 Socialismo reacionário;
8.2 Socialismo conservador ou burguês;
8.3 Socialismo e comunismo crítico-utópico;

7. O quarto capítulo faz um apanhado geral das principais idéias do manifesto. Qual a proposta e o principal pensamento de seus autores sobre “propriedade”.

8. De todo oManifesto (do Partido) Comunista, destaque uma frase que lhe chamou a atenção e justifique a sua resposta.

Data de entrega: Até o dia 20 de setembro (QUINTA-FEIRA: VIA REPRESENTANTES ATÉ O SEGUNDO INTERVALO). Trabalho individual.

BOA LEITURA E BOM ESTUDO!

Se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela éimpotente e uma desgraça (Karl Marx).

1-Karl Heinrich Marx nasceu dia 5 de maio de 1818 em Tréveris, e faleceu em Londres no dia 14 de março de 1883. Foi um intelectual, idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, economista, cientista social, revolucionário socialista alemão, fundador da doutrina comunista moderna que atuou como economista filósofo, historiador,teórico político e jornalista. Além de ser considerado o maior filosofo de todos os tempos. Cursou Filosofia, Direito e História em Universidades de Berlim e Bonn e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
Suas principais obras são:
* Capital (1867): É uma obra incompleta, com apenas um volume. Neste livro Marx aborda a sociedade, onde seres humanos cooperam entre si para fazer o bom usoda natureza, sucessivamente satisfazendo suas necessidades. Abordando, diferenças entre classes sociais, política e filosofia.  O Capital é uma das suas principais obras porque toda a estrutura de seu pensamento se encaixa nesse livro e é a onde se encontra o total conhecimento da humanidade em geral, quanto para o proletariado em particular, já que através de uma análise radical da realidade queestá submetido, só assim poderá se desviar da ideologia, como poderá obter uma base concreta para sua luta política.
* Manifesto do Partido Comunista (1848): Em parceria com Friedrich Engels, critica a propriedade privada e o modo de produção capitalista, que privilegia os detentores dos meios de produção, e também a forma como a sociedade se estruturou. O Manifesto busca demonstrar que oproletariado pode reverter à situação, com a chamada “luta de classes”.
Principais ideias:
* Procura da explicação da evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico;
* Classes Sociais: Acreditava que com o fim das classes sociais a humanidade se tornaria mais justa, onde nenhum individuo usaria da mão de obra do próximo para conseguir poder, relaçõessociais entre os homens se dão por meio das relações de oposição, antagonismo e exploração, sendo esta o principal mecanismo de sustentação do capitalismo.
* Luta das Classes: O único meio de combater as classes sociais seria se o proletariado, que tem maior numero, enfrentasse o burguês, assim conseguindo implantar o comunismo;
* Comunismo/Socialismo: Para solucionar ou pelo menos...
tracking img