Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
nifesto Comunista
Trabalho de Sociologia Clássica: O Manifesto do Partido Comunista

3.1- Apresentação geral do texto: O texto Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels,aborda de maneira bem esclarecedora as relações entre a burguesia, que era a classe dominante, e o proletariado, formado pela classe operaria que era constantemente explorada com objetivo de produzirlucros para os burgueses. No inicio do texto são evidenciadas, de maneira breve, as causas históricas da formação das classes sócias e as relações estabelecidas entre elas, apontando um aspecto conturbadode conflitos entre opressores e oprimidos, que sempre existiram na historia da sociedade.
Partindo desta idéia, o texto mostra que a criação da sociedade burguesa não trouxe um fim a essesconflitos, mas apenas simplificou as oposições de classes.
O texto também identifica alguns aspectos que contribuíram com desenvolvimento industrial, e consequentemente da burguesia como classe dominante,tendo como exemplo, o descobrimento da America que expandiu as relações comerciais e os recursos da indústria multiplicando os seus capitais, e principalmente a exploração exacerbada dos recursos danatureza e de maquinaria como, a navegação a vapor, telégrafos elétricos e outros recursos. Mas o que o texto aponta como causa prioritária da grande riqueza e desenvolvimento econômico da sociedadeburguesa, é a exploração desumana da força de trabalho da classe operaria, o ploretariado, exploração tal que, segundo Karl Marx, retirava do homem a própria “essência” do ser humano que é aliberdade, tirando também os seus direitos de cidadão, reduzindo-o a apenas um instrumento ou ferramenta de lucro para outros.
De maneira geral o texto condena a sociedade burguesa, e plutocrática que retéma riqueza conquistada por muitos nas mãos de poucos, evidenciando a necessidade de uma revolução que proporcionasse a criação de uma sociedade mais igualitária, onde exista uma divisão justa das...
tracking img