Manifesto comunista. capitulo ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo II : Proletários e Comunistas

No início do capitulo II são postas as diferenças entre o proletários e comunistas. São apresentados 2 pontos principais para diferenciá-los: nas diversaslutas nacionais dos proprietários os comunistas destacam e fazem prevalecer os interesses comuns ao proletariado, independente da nacionalidade, e também nas diversas fases pelas quais para a lutade classes, os comunistas representam os interesses do movimento em seu conjunto.
Além disso, os comunistas não constituem um partido á parte ou oposto a outros partidos operários. Eles também nãoproclamam princípios particulares, de acordo com os quais pretendiam modelar o movimento operário.
Em síntese, Karl Marx e Friedrich Engels consideram o comunismo uma parte mais resoluta e conscientedos partidos operários dos paises, ou seja, uma parcela dos partidos operários que teoricamente têm uma compressão mais clara da condições e dos objetivos do movimento proletário.
Também destacadoque os objetivos centrais dos comunistas são a formação do proletário em classe, a derrubada da supremacia burguesa e a conquista do poder político pelo proletariado. E as concepções comunistas não, deacordo com os autores a expressão geral das condições de uma luta de classes.
Segundo os autores, portanto, a teoria comunista se resume a abolição da propriedade privada, mas não a propriedadeprivada fruto de trabalho, por mérito, pois esta já foi abolida para nove décimos da sociedade, além disso, é compreendido que o salário do proletariado não tem capacidade de criar propriedadeprivada.
Em seguida, os autores fazem defesas ao comunismo em relação às criticas que lhe são feitas. Quanto a acusação de que o comunismo que abolir a pátria a a nacionalidade é justificado que osproletários não possuem pátria e também , já que o proletário tem o objetivo de conquistar o poder político e se transformar em classe dominante, torna-se o próprio proletariado a nação. Já em relação...
tracking img