Manifesto comunista 1848

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 1848 Carl Marx e Friedrich Engels escrevem um manifesto, onde retratam o assombroso desenvolvimento da classe burguesa em exploração da classe dos proletariados, trabalhadores assalariados.Nessa época reuniu-se filósofos de vários países europeus a fim de colocarem a mostra seus pensamentos, uma vez que sempre uma classe de trabalhadores se manifestavam contrários aos domínios políticosda época, seja de direita ou esquerda, eram os comunistas que levavam a culpa. Então surge O Manifesto do Partido Comunista , classificado por Marshall Bermam como a primeira grande obra de artemodernista.
O Manifesto Comunista, fez seu próprio caminho, em sua publicação foi saudado pelos poucos cientistas do socialismo, logo depois foi deixado a segundo plano com a derrota dos operáriosparisienses .
Entende-se por burguesia os capitalistas surgidos da ruína do feudo, proprietários dos meios de produção social (industriais) e por proletários os trabalhadores que por meios de saláriosvendem sua mão de obra, mas por preço que não supre suas necessidades básicas de sobrevivência.
A burguesia desenvolveu um papel revolucionário quando destruiu as relações feudais e patriarcais,trata com frieza os relacionamentos comerciais e exige pagamentos a vista, sumindo com o sentimentalismo do pequeno burguês, tratando tudo como valor de troca, colocando antes a exploração velada, agorade forma aberta, cínica e direta até mesmo brutal. Despojando as atividades antes veneradas e vistas com piedoso respeito como o médico, o padre, o poeta, o cientista em simples servidoresassalariados.
A descoberta da América, o mercado indiano e chinês a colonização da América, a intensificação dos meios de troca e das mercadorias deram ao comércio, a navegação e a indústria um impulsoaté então desconhecido. Logo a manufatura revelou-se insuficiente então o vapor e o maquinismo revolucionaram a produção industrial, surgindo a grande industria moderna.
Com a descoberta da América...
tracking img