Manifesto anti-racista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O racismo no Brasil e a dinâmica da construção das desigualdades sócio raciais

Desde a antiguidade até o tempo atual os negros são desvalorizados por causa desua raça/cor isso acontece muito no Brasil.
O racismo que acontece em nossa sociedade faz com que os negros coloquem em seus ombros a culpa pelos seus fracassos, ouseja, a sociedade faz as pessoas se conformar com mitos que ela mesma estabelece, no caso dos negros ela faz como se eles não tivessem ensino, profissão ou algumamoral com isso ela faz com que os negros não tenham o valor necessário que todo individuo deve ter e isso faz com que eles deixem de acreditar em si próprio e passam adesistir de seus sonhos.
Cabe lembrar que esse preconceito e descriminação racial têm deixado uma parte trabalhadora (negra) se depreciar, não tendo um justovalor em sua força de trabalho, e essa falta de acordo entre raças tem feito um quadro de economia baixa e muito dependente em termos financeiros. Segundo JonasZoninchein “a eliminação das desigualdades no Brasil poderia acarretar uma elevação de até 12% no PIB do país.
O racismo e o preconceito racial podem vir se mostrar devarias formas e uma delas infelizmente é a da classe media alta devido a sua qualidade de vida eles desvalorizam as pessoas que estão na classe media baixa que tem aqualidade de vida menor e com isso eles ficam juntamente com o grupo de pessoas raciais distinta, sendo assim é possível dizer que um negro pobre tenha mais dificuldadeem suas realizações socioeconômicas. Por outro lado existe também a descriminação das mulheres afro-descendentes que são duplamente descriminadas pela raça e o sexo.
tracking img