Manifestações corporais enquanto lazer: processo de reapropriação e desmarginalização

3473 palavras 14 páginas
1 Problema
Como a Educação Física, por meio de alguns elementos da cultura corporal, pode contribuir no enfrentamento à desapropriação e marginalização do lazer?

2 Objetivos

2.1 Geral
Reconhecer a relevância do lazer na vida cotidiana, através da expressão da cultura corporal, de modo que possibilite a reivindicação pelo acesso num processo contínuo de reapropriação e conseqüente desmarginalização, compreendendo-o como vivência desinteressada, prazerosa, voluntária, logo indispensável à condição humana. 2.2 Específicos
- Analisar o processo de evolução do lazer, identificando na sociedade urbano-industrial a acentuação da desapropriação e marginalização das atividades desinteressadas;
- Compreender a complexa relação lazer / trabalho;
- Identificar em alguns elementos da cultura corporal, desvinculada da esportivização, a componente lúdico da cultura corporal;
- Vivenciar alguns elementos de dança, da capoeira e do atletismo, dissociado da idéia de performance, vinculando à noção de atividades desinteressadas, prazerosas, libertária e voluntária.

3 Introdução

O presente espaço temático discute alguns elementos da cultura corporal (Capoeira, Atletismo e Dança) enquanto Lazer, reconhecendo a esportivização como elemento que contribui para a desvinculação do componente lúdico de tais manifestações, além de analisar o processo de marginalização/desmarginalização e desapropriação/apropriação do Lazer enquanto componente constitutivo do sujeito humano e não algo exterior como sugere sua origem etimológica.
Para isso, será necessária uma análise histórica de como o Lazer foi desvirtuado para uma lógica mercantilista, que consequentemente contribuiu diretamente para uma marginalização/descaracterização do mesmo.
No espaço proposto tentaremos, com as manifestações corporais supracitadas, buscar estabelecer relações entre a sociedade urbano-industrial e suas implicações no que se refere ao Lazer que agride o ser humano, desumanizando-o.
Na

Relacionados