A origem do samba é complexa. Nesse processo estão incluídas outras manifestações como o Jongo, o Lundu, o Maxixe.
O lundu é possivelmente o primeiro rítmo afro-brasileiro em forma de cançãoacompanhade dança e que juntamente com o maxixe, influenciou o samba baiano. Já o Jongo, que tem semelhanças com o Semb Masemba de Angola, precursor do Samba, faz parte do conjunto das danças de umbigada queinfluenciou o Samba carioca.
O Jongo é uma forma de louvação aos antepassados, de consolidação de tradições e afirmação de identidades. Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povosafricanos. São sugestivos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigadas, que é uma pancada leve na região do umbigo, espécie deconvite a dança.
No Brasil, o Jongo consolidou-se entre os negros escravizados que trabalhavam nas lavouras de café e cana de açúcar, do Sudeste brasileiro.
A poesia metafórica do Jongo permitiu queos praticantes da dança se comunicassem por meio de pontos que os capatazes e senhores não conseguiam compreender.
Batuque, Tambor, Caxambu, são outros nomes do Jongo. Ele é cantado e tocado dediversas formas, dependendo da comunidade que o pratica.
No Jongo, iniciado o toque dos tambores, forma-se uma roda de dançarinos que cantam em coro, respondendo ao solo de um deles, Os tambores e osbatuqueiros estão sempre na roda ou perto dela. Sozinhos ou em pares, os praticantes vão ao centro da roda e dançam até serem substituídos por outros jongueiros. Muitas vezes, neste momento dasubstituição, nota-se o elemento coreográfico da umbigada, dança-se conforme se sabe. Uns dançam rodando, outros pulando ou arrastando os pés. Uns dançam devagar, outros rapidamente.
O Jongo é estruturado emroda e acontecia nos terrenos, próximo ou ao redor de uma fogueira. Hoje é possível assistir a apresentações em praças públicas.
O termo Samba tem origem associada à expressão angolana Semba, que... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-e-Representa%C3%A7%C3%B5es-Da-Cultura-R%C3%ADtmica/43011817.html

MLA

"MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-e-Representa%C3%A7%C3%B5es-Da-Cultura-R%C3%ADtmica/43011817.html>.

MLA 7

"MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-e-Representa%C3%A7%C3%B5es-Da-Cultura-R%C3%ADtmica/43011817.html>.

CHICAGO

"MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-e-Representa%C3%A7%C3%B5es-Da-Cultura-R%C3%ADtmica/43011817.html.