MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL E OU DE OUTROS PAISES

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1399 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem do samba é complexa. Nesse processo estão incluídas outras manifestações como o Jongo, o Lundu, o Maxixe.
O lundu é possivelmente o primeiro rítmo afro-brasileiro em forma de canção acompanhade dança e que juntamente com o maxixe, influenciou o samba baiano. Já o Jongo, que tem semelhanças com o Semb Masemba de Angola, precursor do Samba, faz parte do conjunto das danças de umbigada queinfluenciou o Samba carioca.
O Jongo é uma forma de louvação aos antepassados, de consolidação de tradições e afirmação de identidades. Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos. São sugestivos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigadas, que é uma pancada leve na região do umbigo, espécie deconvite a dança.
No Brasil, o Jongo consolidou-se entre os negros escravizados que trabalhavam nas lavouras de café e cana de açúcar, do Sudeste brasileiro.
A poesia metafórica do Jongo permitiu que os praticantes da dança se comunicassem por meio de pontos que os capatazes e senhores não conseguiam compreender.
Batuque, Tambor, Caxambu, são outros nomes do Jongo. Ele é cantado e tocado dediversas formas, dependendo da comunidade que o pratica.
No Jongo, iniciado o toque dos tambores, forma-se uma roda de dançarinos que cantam em coro, respondendo ao solo de um deles, Os tambores e os batuqueiros estão sempre na roda ou perto dela. Sozinhos ou em pares, os praticantes vão ao centro da roda e dançam até serem substituídos por outros jongueiros. Muitas vezes, neste momento dasubstituição, nota-se o elemento coreográfico da umbigada, dança-se conforme se sabe. Uns dançam rodando, outros pulando ou arrastando os pés. Uns dançam devagar, outros rapidamente.
O Jongo é estruturado em roda e acontecia nos terrenos, próximo ou ao redor de uma fogueira. Hoje é possível assistir a apresentações em praças públicas.
O termo Samba tem origem associada à expressão angolana Semba, quedesigna um rítmo religioso.
Os subgêneros do samba tem uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados.
Samba Comum – surdo, cavaco, pandeiro, cavaquinho e violão.
Samba de roda- pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho.
Samba de partido alto – surdo pandeiro, tamborim, cavaquinho e violão.
Pagode – banjo, repique de mão, cavaquinho, violão e pandeiro.
Samba de breque – Músicaintercalada com partes faladas ou diálogos.
Samba-enredo – cavaquinho e bateria de escola de samba.
Bossa Nova (samba e jazz) – repique de mão e viola eletrônica.

As letras do samba geralmente tratam do cotidiano e em suas raízes, remetiam-se ao preconceito dos europeus em relação aos rituais religiosos realizados pela população negra, como candomblé.
A forte influência do samba pode serpercebida em vários estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a escravidão foi mais acentuada nos engenhos e fazendas. Nesse sentido tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. Ambos estilos permitem variações técnicas dos movimTEMA 2- LUTA – PRINCÍPIOS ORIENTADORES, REGRAS E TÉCNICAS – ESGRIMA:

A luta sempre esteve presente na vida do serhumano, obtendo distintos interesses e significados ao longo dos tempos, ligados a sobrevivência, espetáculo, hobby e violência e por vezes relacionada a aspectos religiosos e culturais.
As lutas, como outras manifestações da cultura do movimento, foram esportivizadas, e hoje compreendem grandes espetáculos, inúmeros campeonatos, mobilização de fãs, enfim, há modalidades de lutas tão conhecidascomo outros esportes.
Esgrima significa arte de jogar ou lutar com armas brancas.
Existem vestígios de que as lutas com espadas existem desde 1170 aC, e desde esta época na antiga Roma, havia escolas que formavam especialistas para o combaate com espadas. A esgrima se faz presente nos Jogos Olímpicos da Era Moderna desde o seu início, em 1896.
A Esgrima foi introduzida no Brasil no período...
tracking img