Manifestações Populares
Segundo o art. 5º, inciso XVI, da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, " todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público,independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso á autoridade competente". Respaldado pela C.F., amanifestação popular é um direito fundamental dos cidadãos, que cabe a eles exercê-los quando for composto por particulares, pois não se caracterizarão como tal se forem exercidos por militares - nestecaso, o movimento seria revolucionário - ou ainda por outros agentes públicos, sendo certo que sua ocorrência está inserida num contexto de anormalidade político, social e econômico.
Os movimentospopulares são caracterizados por insatisfação popular em relação a fatos sociais, havendo convergência de interesse entre eles. Desta forma, os integrantes agem de forma conjunta, não brigam entre si,buscam um mesmo objetivo.
Desde do dia seis de junho deste ano, que o Brasil tem vivenciado uma onda de manifestações por todo seu território. O objetivo destas, começou pela luta em busca de serviçode transporte público qualificado e preços justos e se avançou até por melhorias na saúde pública, combate á corrupção, fim das PEC 33 e 37, questionamentos de gastos superfaturados no projeto Copado Mundo, entre outros...
No entanto, as reivindicações populares ocorridas recentemente foram apresentadas sob a forma de manifestação e para a ação de grupos infiltrados nas massas, mas que nãoestão ligados a movimento algum, que aproveitam para praticarem ações ilícitas, tais como furtos, saques e depredação do patrimônio público.
Estas manifestações foram palco para depredação depatrimônios públicos e de particulares, além de violento combate prestado pela polícia local com a utilização de armas de efeito moral, cassetetes e transeuntes.
A Constituição Federal prevê também em seu... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). manifestações populares. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-Populares/48870300.html

MLA

"manifestações populares" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-Populares/48870300.html>.

MLA 7

"manifestações populares." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-Populares/48870300.html>.

CHICAGO

"manifestações populares." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manifesta%C3%A7%C3%B5es-Populares/48870300.html.