Manifestações de Rua no Brasil: quais as suas causas?

• 03/07/2013 - Manifestações de Rua no Brasil: quais as suas causas?
Desde o início de junho que uma multidão de mais de um milhão de pessoas vem se manifestando por todo o Brasil, fazendorevindicações sociais antigas mas sempre postergadas- transporte de qualidade, bom atendimento de saúde, educação, segurança e saneamento básico. São causas que afetam o cotidiano das pessoas, envolvendo aPolítica com P maiúsculo. Protestaram também contra a corrupção e a impunidade, enfim, contra o fato de estarem sistematicamente sendo mal governadas. Mas o interessante foi que, ao contrário do queocorre nas revoluções, os integrantes dessas multidões não tinham filiação partidária, ao contrário, repudiaram a participação de partidos políticos; admitiram, apenas, o envolvimento da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da ABI ( Associação Brasileira de Imprensa).
O PT assistiu, perplexo e impotente, o seu território ser tomado por umamultidão que não obedecia e resistia a seus comandos. Acostumado a se perceber como agente de mudanças políticas e acreditando na paixão dos brasileiros pelo futebol, que seria intensificada com aiminência da Copa, julgou que o povo não se aperceberia da corrupção e da ineficiência do governo. Mas os cartazes nas ruas tornaram as Copas símbolos odiados do gasto público de má qualidade, do desvio dedinheiro e do abuso do poder. O presidente do PT, Rui Falcão, foi apelidado de Rui Falcollor, numa alusão ao ex-presidente Fernando Collor. Foi assim equiparado a este ex-presidente, sinônimo dacorrupção e da formação de quadrilha no Brasil. Em 1992, acuado e desesperado, Collor convocou o povo a sair às ruas vestido de amarelo e verde para apoiá-lo. Em sinal de protesto, o povo saiu de preto,demostrando seu luto e ele saiu do Palácio do Planalto.
O PT está saindo dessas manifestações desmoralizado. Falcollor mandou seus militantes retomarem as ruas, das quais se julgavam donos e Lula...
tracking img