Manifestações culturais centro oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 36 (8915 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
By: Adriel Gripp









Introdução
Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.
A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é umgrande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.
A população da região Centro-Oeste do Brasil foi formadapelos índios que ali já habitavam antes da colonização, pelos brancos vindos de diversas regiões e pelos negros fugidos ou alforriados que partiam em busca de terras. Cada etnia carregou consigo uma bagagem de suas raízes e foi da mescla dessas que surgiram as manifestações culturais, artísticas e religiosas. O folclore local é marcado pela pluralidade de danças, cantos, lendas e crenças.
DISTRITOFEDERAL
A população do Distrito Federal é oriunda de imigrantes de diversos estados brasileiros, esse fato é o grande responsável pela diversidade na culinária, sotaques, costumes, comidas típicas e músicas. São principalmente nordestinos, goianos, mineiros e paulistas, havendo características culturais de todos esses locais.
Danças
Uma das danças mais comuns da capital do país são as quadrilhas.A cidade não tem muitas raízes na dança, pois grande parte de sua população nasceu em outro estado. Com tanta diversidade, Brasília recebe influências de vários ritmos. O forró, o bumba-meu-boi e o samba também animam que vive no Distrito Federal.

Culinária
Distrito Federal – Em Brasília, você encontra de tudo: pato no tucupi, feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, enfim, além dainfluência estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões do Brasil.

GOIÁS
Goiás é o estado mais populoso do Centro-Oeste, concentrando 43% da população total da região. Após o ano 2000, tem um crescimento demográfico ligeiramente superior ao da década anterior, com índices próximos a 2,5%, em comparação com o avanço médio de 1,4% em todo o país. Tal fato se explica pelo aumento da migração emdireção às regiões próximas de Goiânia e dos municípios vizinhos ao Distrito Federal.
Na região de Goiás vamos encontrar o índio e o branco, como os principais elementos do folclore local. Os Bandeirantes, fixando-se com suas famílias na região foram criando vilas e cidades, sendo sua principal atividade o garimpo, uma vez que o ouro e as pedras preciosas afloravam nesta região. Encontramos emGoiás como atividade artesanal o trabalho feito em tear manual onde velhas tecelãs, misturando os fios de algodão de várias cores em diferentes pontos, fazem lindíssimas colchas, roupas infantis e de cama sendo os tecidos tingidos com tintas corantes .

Manifestações Culturais do Estado de Goiás
A Festa do Divino Espírito Santo é, sem sombra de dúvida, a maior manifestação popular dePirenópolis - GO. Esta intensa festa mescla variadas manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados. Uma profusão de folclores tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito, o profano e o religioso, servindo a todos em todas as suas formas e línguas. Assim é o Divino Espírito Santo.
Dentro das manifestações religiosas da Festa do Divino, a Folia do Divino é marcadamente umadas mais profundas e ricas. Promovida por devotados e leigos religiosos, esta parte da festa movimenta centenas e até milhares de pessoas, algumas com grande fervor religioso ao Divino Espírito Santo e um outro tanto por farra e alegria. Há basicamente dois tipos de folia: a folia da roça ou rural e a folia da cidade.
A Folia Rural - Talvez seja este o mais original elemento da Festa do Divino,...
tracking img