Maniacao luziania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E DIREITO
Professora Lenice da Silveira
Turma JUR101N

Capítulo 10

CONDUTA ANTI-SOCIAL

O caso do maníaco de Luiziânia

Márcio Henrique da Silva Costa
Fundamentação Teórica

SCURO NETO, Pedro
Sociologia Geral e Jurídica: introdução à lógica jurídica, instituições do Direito, evolução e controle social – 6ª edição – São Paulo: Saraiva, 2009
Capítulos I(Justiça e Sociedade) e X (Conduta Anti-Social)

Sociologia Geral
Capítulo X (Controle Social)

BOCK, Ana Mercês Bahia
Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia / Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira – 14ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008

SABADELL, Ana Lúcia
Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do Direito –4ª edição (rev., atual. e ampl.) - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008

Dr. Antonio de Pádua Serafim, Drª Clarice Gorenstein e Dr. Anaton Albernaz de Oliveira(Diretor do DESIPE SP)
Instituto de Psiquiatria e Psicologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídicahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/nufor/index.htm

Introdução

O comportamento antissocial é caracterizado pelo desprezo ou transgressão das normas de uma sociedade, em alguns casos com comportamento ilegal.

Indivíduos antissociais frequentemente ignoram a possibilidade de estar afetando negativamente outras pessoas, por falta de empatia com o sofrimento de outrem - por exemplo, produzindo ruído excessivoem um horário inapropriado ou fazendo abertamente comentários ou julgamentos negativos.

Clinicamente, antissocial aplica-se a atitudes contrárias e prejudiciais à sociedade (sociopatia/psicopatia), não a inibições ou preferências pessoais. O comportamento antissocial pode ser sintoma de uma psicopatologia : o transtorno de personalidade antissocial.
A conduta anti-social está cada vez maisadicionada de requintes de violações da ética, da lei e da moral. O fator motivacional do delito é uma questão de difícil compreensão. Sem dúvida o homicídio se caracteriza como o comportamento delituoso mais impactante para a sociedade. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona alguns indivíduos a cometer crimes com brutalidade e crueldade.
Aliteratura enfatiza o déficit emocional como uma das principais características destes indivíduos, os quais têm pouco afeto para com os outros, não expressam comportamentos amorosos, não ficam nervosos facilmente (respostas de ansiedade) e não expressam reações de remorso ou culpa. As hipóteses sugerem uma deficiência em suas reações aos estímulos evocadores de medo, a qual seria a causa de suainsensibilidade. Seu tipo de violência é similar à agressão predatória, que é acompanhada por excitação simpática mínima ou por falta dela, é planejado, proposital, e sem emoção ("a sangue-frio"). Este padrão de comportamento é mais comum em sujeitos com Transtorno de Personalidade Anti-social (TPAS).

O caso
Adimar Jesus da Silva, pedreiro, 40 anos, mais conhecido como o Maníaco de Luiziânia,em 2005 foi condenado a dez anos de reclusão por atentado violento ao pudor contra dois menores no Distrito Federal. Em dezembro de 2009, o mesmo recebeu o benefício da prisão domiciliar, após cumprir 1/3 da pena.

O alvará contrariou o parecer de três psicólogos que o consideraram como um psicopata perigoso: "... com sinais de sadismo e perversão sexual... tornando-o inapto para o convíviosocial".

Cabe salientar que de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, o acusado possuía três cédulas de identidade com os nomes grafados diferentemente em cada uma, os registros mostram os nomes: Adimar, Ademar e Admar; o que dificultou o cumprimento de outro mandado de prisão, por homcídio, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Após uma semana de...
tracking img