Manguezal do itacorubi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


Palavras-chave: Manguezais. Manguezal do Itacorubi. Degradação.



1 INTRODUÇÃO


A constante relação entre o homem e o ambiente é relevante para a qualidade do meio ambiente urbano, com isso a qualidade ambiental é comprometida, durante os diferentes estágios de evolução e desenvolvimento urbano, fazendo com que esses fatores provocam sensíveis mudanças no meio e em umasituação de ocupação espacial qualquer, deve-se levar em conta o bem estar coletivo dos cidadãos, bem como o equilíbrio ambiental. Assim, os gestores têm grande dificuldade em administrar os espaços físicos ocupados pelo homem, especialmente nos centros urbanos, devido à complexidade e diversidade de relações que ocorrem no meio urbano, os impactos ambientais são mais disseminados e de difícil solução.Muitos são os fatores prejudiciais ao meio ambiente, como desmatamento e ocupação de encostas de modo irregular, ocupação em área de mata ciliar ao redor dos rios, entre outros. (Silva, 2002, p.22) No complexo e conturbado contexto em que vem sendo ocupado o espaço da Ilha de Santa Catarina, a história da Microbacia Hidrográfica do Rio Itacorubi, localizada no Distrito Sede do município deFlorianópolis é um caso exemplar. Possui como problema a intensificação da ocupação ordenamento nos últimos 30 anos. Exercendo forte pressão nas áreas de preservação da microbacia, com invasões progressivas. Nos últimos anos, o processo de urbanização é acompanhado por profundas alterações no uso e ocupação do solo, que resultam em impactos ambientais nas bacias hidrográficas. ‘’As transformaçõessofridas pelas bacias em fase de urbanização podem ocorrer muito rapidamente, gerando transformações na qualidade da paisagem, degradação ambiental, ocupação irregular e falta de planejamento na gestão urbana’’. (Ono; Barros; Conrado; 2005, p.03) em relação a declividade da microbacia, de modo a contribuir com o planejamento urbano, uma vez que os aspectos físicos são considerados elementos básicos naconfiguração e estruturação ambiental urbana.

2 - OBJETIVO
Neste trabalho será apresentado o conceito de manguezais, suas funções ecológicas, como é seu solo, como é sua vegetação, quais os principais impactos que cometem o Manguezal do Itacorubi, (continuar desenvolvendo dependendo do restante do trabalho)


3 - MANGUEZAIS

Kurtz retrata os manguezais como ecossistemas que ficam nasregiões de estuários, faixas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre e ocorrem ao longo de regiões tropicais e subtropicais. Estão sob a influência direta das marés e são habitados por espécies vegetais típicas de ambientes alagados, adaptados à alta salinidade da água e do solo. Uma árvore de manguezal, chamada de mangue, chega à fase adulta e se reproduz em apenas cinco anos, e podeatingir cerca de vinte metros de altura. Apesar de possuírem apenas seis espécies de árvores, os manguezais apresentam uma enorme biodiversidade. Além de bromélias e orquídeas, há uma grande abundância de algas microscópicas.
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde oCabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina. Os mangues abrangem uma superfície total de mais de 10.000 km², a grande maioria na Costa Norte
O mangue é um ecossistema particular, que se estabelece nas regiões tropicais de todo o globo. Origina-se a partir do encontro das águas doce e salgada, formando a água salobra. Este ambiente apresenta água com salinidadevariável, sendo exclusivo das regiões costeiras.
No Brasil, os mangues são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho. São fundamentais para a procriação e o crescimento dos filhotes de vários animais, como rota migratória de aves e alimentação de peixes. Além disso, colaboram para o enriquecimento das águas marinhas com sais nutrientes e...
tracking img