Mangueiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|TRABALHO SOBRE MANGUEIRAS |
|




Mangueiras





Conceito:


São dutos flexíveis fabricados com fibras naturais (rami, algodão, linho etc.) ou fibras sintéticas (poliéster). As mangueiras de incêndio são utilizadas para conduzir a água até o ponto de emergência. Sãofabricadas em dois diâmetros (1½” e 2½”).
Cuidados especiais devem ser tomados com as mangueiras, evitando-se arrastá-las no piso, bater suas conexões, passar sobre as mesmas com bicicletas, carrinhos, veículos, contatos com agentes agressivos (ácidos ou álcalis) etc.
As mangueiras de incêndio devem atender a marca de conformidade ABNT, o que significa que além de atender totalmente a norma NBR11861.


Especificação e Aplicação Adequadas:

A escolha correta do tipo de mangueira garante um desempenho adequado e uma maior durabilidade da mangueira. Essa escolha deve obedecer à alguns critérios tais como, local destinado ao uso da mangueira; pressão máxima de trabalho a que será submetida e as condições de abrasividade.
Tipos de Mangueiras

As mangueiras podem ser de cinco tiposconforme abaixo:

Tipo 1: Destina-se a edifícios de ocupação residencial, com pressão máxima de trabalho de 980 kPa (10kgf/cm²).

Tipo 2: Destina-se a edifícios comerciais e industriais ou Corpo de Bombeiros, com pressão máxima de trabalho de 1 370 kPa (14kgf/cm²)

Tipo 3: Destina-se a área naval e industrial ou Corpo de Bombeiros, onde é desejável uma maior resistência a abrasão e pressãomáxima de trabalho de 1 470 kPa (15kgf/cm²)

Tipo 4: Destina-se a área industrial, onde é desejável uma maior resistência a abrasão e pressão máxima de trabalho de 1 370 kPa (14kgf/cm²)

Tipo 5:Destina-se a área industrial, onde é desejável uma maior resistência a abrasão e a superfícies quentes pressão máxima de trabalho de 1 370 kPa (14kgf/cm²)



Cuidados com as mangueiras:

✓ Seguirtodas as instruções contidas na Norma NBR 12779 - INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO E CUIDADOS EM MANGUEIRAS DE INCÊNDIO.
✓ A mangueira de incêndio deve ser utilizada por pessoal treinado.
✓ Não arrastar a mangueira sem pressão. Isso causa furos no vinco.
✓ Não armazenar sob a ação direta dos raios solares e/ou vapores de produtos químicos agressivos.
✓ Não utilizar a mangueira para nenhumoutro fim (lavagem de garagens, pátios etc.) que não seja o combate a incêndio.
✓ Para a sua maior segurança, não utilize as mangueiras das caixas/abrigos em treinamentos de brigadas, evitando  danos e desgastes. As mangueiras utilizadas em treinamento de brigadas devem ser mantidas somente para este fim.
✓ Evitar a queda das uniões.
✓ Nunca guardar a mangueira molhada após a lavagem,uso ou ensaio hidrostático.
Durante o uso:


✓ Evitar a passagem da mangueira sobre cantos vivos, objetos cortantes ou pontiagudos, que possam danificá-la.
✓ Não curvar acentuadamente a extremidade conectada com o hidrante. Isso pode causar o desempatamento da mangueira (união).
✓ Cuidado com golpes de aríete na linha  causados por entrada de bomba ou fechamento abrupto deválvulas e esguicho (segundo a norma americana NFPA 1962, a pressão pode atingir sete vezes, ou mais, a pressão estática de trabalho). Isso pode romper ou desempatar uma mangueira.
✓ Quando não for possível evitar a passagem de veículos sobre a mangueira, deve ser utilizado um dispositivo de passagem de nível. Recomendamos o dispositivo sugerido pela Norma NBR 2779.



Inspeção e manutenção:✓ Toda mangueira, quando em uso (em prontidão para combate a incêndio), deve ser inspecionada a cada 3 (três) meses e ensaiada hidrostaticamente a cada 12 (doze) meses, conforme a norma NBR 12779. Estes serviços devem ser realizados por profissional ou empresa especializada.


✓ ALERTA: O ensaio hidrostático em mangueira de incêndio deve ser executado utilizando-se equipamento...
tracking img