Manganes e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA
Coordenação de Química
Disciplina: Química Ambiental
Professor: Patrícia

MANGANÊS E O MEIO AMBIENTE

Rodrigo Romano
Roberto Monteiro

Belém – 2009

Sumario

1. Introdução
2. De que forma O manganês se encontra na natureza
3. Quais as formas de utilização desse metal
4. Contaminação
5. Efeitosnocivos no organismo humano
6. Quais as medidas usadas para descontaminação desse elemento no meio ambiente

1. Introdução
Os metais apresentam uma longa e remota intimidade com a história da humanidade. Não fossem eles, seja por uma beleza encantadora, seja por características imediatamente úteis em cada momento próprio, e, por óbvio, não teríamos chegado até aqui, pelo menos na forma comohoje nos conhecemos.
Mas apesar de tanta e tão extensa convivência, nem todos os registros são positivos. Isto é, muitos dos metais, ao lado de seus indiscutíveis benefícios, também se mostram associados a um legado de injúrias e dores, no plano coletivo e no individual. A bem da verdade, esses fatos negativos não derivaram de malignidades inerentes aos metais, porém de usos inadequados que, porvárias vezes, deles foram feitos.
A pergunta que então se explicita é se podem eles, além de suas vantagens, muitas já bem conhecidas e dominadas, trazer embutidas quantidades de perigo e de ameaça. A resposta é sim. A pergunta subseqüente automática fica sendo: e como tirar cada proveito de seu uso impedindo simultaneamente qualquer possibilidade ameaçadora?
Aí a resposta é uma só:conhecimento, o qual precisa ser permanentemente buscado e atualizado.

2. De que forma O manganês se encontra na natureza
O manganês é um elemento amplamente distribuído na crosta terrestre, água e atmosfera, na forma particulada. Foi isolado por Scheele (1742-1786) e passou a ser utilizado pelos romanos na fabricação de vidro. Encontra-se sempre na forma ligada, sendo abundantes os óxidocompostos:pirolusita (MnO2), manganita (Mn2O3.H2O) e hausmanita (Mn3O4), sulfeto, carbonato e silicato de manganês. Também está presente em minérios, tal como o minério de ferro no qual sua concentração varia de 50 a 350 g/kg. O manganês é o 5o metal e o 12o elemento mais abundante na crosta terrestre, sendo o principal componente metálico nos nódulos, que são pontos ou cavidades nos quais há umaconcentração de minerais,depositados nos oceanos. É, também, um elemento abundante nas rochas ígneas, sedimentárias e metamórficas (MENA, 1980).
No solo, suas concentrações dependem das características geotérmicas, das transformações ambientais dos compostos de manganês naturalmente presentes, da atividade de microorganismos e da incorporação pelas plantas (WHO, 1981). A erosão do solo é uma das maisimportantes fontes naturais de manganês, apesar da insuficiência de dados que permitam avaliar a real contribuição deste metal proveniente de tal fonte. O manganês ocorre em quase todos os tipos de solo, na forma divalente ou tetravalente, nos quais a concentração varia de 40 a 900 mg Mn/kg; dependendo da atividade de mineração, pode-se atingir níveis em torno de 7.000 mg/kg (BARCELOUX, 1999).
Apesar dosprincipais minérios serem levemente hidrossolúveis, a gradual conversão em sais solúveis contribui para sua ocorrência nos rios e mares. Encontram-se nos oceanos na forma de nódulos, em concentrações que variam de 150 a 500 mg/kg (WHO, 1981). Pode ser oxidado e precipitado primariamente pela ação bacteriana e tende a ser transportado em solos anaeróbicos e águas subterrâneas. Em pH 4-7 hápredomínio da forma divalente enquanto as formas oxidadas ocorrem em valores mais altos de pH (WHO, 1996).

3. Quais as formas de utilização desse metal
Desde a antiguidade, o óxido de manganês é utilizado na fabricação de vidro apesar da forma elementar ter sido isolada somente em 1774. Aproximadamente 90% do manganês produzido no mundo é utilizado para fabricação de ligas ferromanganês e...
tracking img